Que tal experimentar uma colônia de férias musical? Sim, ela existe!

Em Jaraguá do Sul, Femusckinho atende crianças entre 6 e 12 anos com recreação, oficinas de música, coral e instrumentos de corda

Já pensou em colocar seus filhos em uma colônia de férias diferente, onde além de recreação eles consigam despertar para o universo da música? Isso é possível em Jaraguá do Sul, onde as inscrições para o Femusckinho estão abertas até o próximo dia 10 de janeiro. As aulas serão realizadas no campus da Católica de Jaraguá do Sul, de segunda à sexta-feira, no período de 17 a 29 de janeiro de 2022.

Femusckinho oferece musicalização a crianças de 6 a 12 anos em Jaraguá do Sul – Foto: Femusc/Divulgação/NDFemusckinho oferece musicalização a crianças de 6 a 12 anos em Jaraguá do Sul – Foto: Femusc/Divulgação/ND

Integrado ao tradicional Festival Internacional Femusc, um dos grandes palcos da música erudita no país, a colônia de férias oferece curso de musicalização para crianças de 6 a 12 anos, mesclando atividades de recreação, oficinas de flauta doce, canto coral e instrumentos de cordas.

A coordenadora do projeto, Vera Possari, afirma que é preciso aproximar a música erudita do cotidiano das pessoas, para quebrar o paradigma de que ela é voltada para um público seleto. “Precisamos deixar de elitizar a música erudita, realizando concertos gratuitos ou com preços reduzidos em praças, shoppings, escolas, igrejas, instituições, hospitais, como é feito no Femusc”, analisa.

“Temos aqui na nossa cidade, exemplos de pessoas de várias idades que nunca tinham entrado em um teatro por pensar que era muito caro ou exigia uma roupa especial, e quando tiveram a experiência, descobriram que a música é acessível para todos”, acrescenta Possari.

Femusckinho aproxima alunos da música erudita – Foto: Cesar Castro/Femusc/Divulgação/NDFemusckinho aproxima alunos da música erudita – Foto: Cesar Castro/Femusc/Divulgação/ND

Essa aproximação com o universo da música é um dos pontos fortes da colônia de férias. O projeto é aberto a todas as crianças, inclusive aquelas que não têm conhecimento musical.

Alunos de 6 a 8 anos terão aulas de musicalização e flauta doce e os de 9 a 12 anos terão aulas de instrumentos de cordas, mas todos participarão das oficinas de canto coral e percussão corporal.

São oferecidas 80 vagas, sendo 40 no turno matutino (8h às 12h) e 40 no turno vespertino (13h às 17h). As atividades encerram em grande estilo com um Concerto de Encerramento no Teatro da SCAR.

Oportunidade única

O projeto também pode funcionar como uma oportunidade para ingressar na vida artística ou profissional.

A coordenadora do projeto, Vera Possari, afirma que muitas crianças têm o primeiro contato com instrumentos musicais no Femusckinho, principalmente os de orquestra, como violino, viola, violoncelo e contrabaixo. “Além de poder conhecer outros instrumentos durante o festival e interagir com os músicos do Femusc em apresentações didáticas, os alunos aprendem como funciona cada instrumento e interagem com os mesmos”, diz Possari.

Crianças se divertem e adquirem conhecimento musical na colônia de férias – Foto: Femusc/Divulgação/NDCrianças se divertem e adquirem conhecimento musical na colônia de férias – Foto: Femusc/Divulgação/ND

“Como teremos música antiga no programa do Femusc este ano, haverá instrumentos bem diferentes, do período barroco, portanto, estamos ansiosos por essas atividades. Além do conhecimento musical, as crianças se divertem muito, fazem amigos de outras cidades, Estados e até países e acabam se tornando amigos do Femusckinho, sabendo que vão se encontrar novamente no ano seguinte, típico de uma colônia de férias”, analisa a coordenadora.

Possari destaca ainda a receptividade do projeto por parte dos pais e responsáveis. “Os comentários são maravilhosos, muitos agradecimentos por introduzir seus filhos no universo cultural; e no ano seguinte quando as crianças retornam, ficamos sabendo do progresso que tiveram durante o ano. Além disso, quando encontramos antigos alunos, eles relatam que foram as melhores férias que tiveram e que ainda lembram das músicas e brincadeiras”, diz.

Serviço

Quem pode participar: crianças de 6 a 12 anos

Como: inscrições até 10 de janeiro pelo site https://www.femusc.com.br/femusckinho-2022/

Quando acontece: de segunda à sexta-feira, de 17 a 29/01/2022 Onde: Campus da Universidade Católica, na rua dos Imigrantes, 500 – Rau,  Jaraguá do Sul/SC

Mais informações: festival@femusc.com.br

+

Prefeitura de Jaraguá do Sul

Loading...