Renina Katz é eleita destaque cultural do ano

AMANDA NOGUEIRA

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A gravurista carioca Renina Katz, 91, foi eleita destaque cultural do ano pelo júri do Prêmio Governador do Estado para a Cultura 2017, sendo recompensada com R$ 100 mil.

A cerimônia de premiação ocorreu na noite desta segunda-feira (29), no Theatro São Pedro, e contemplou outros artistas em nove categorias.

Uma das principais gravuristas do país, Katz radicou-se em São Paulo durante os anos 1950, quando passou a lecionar no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp) -a artista continuaria sua atuação acadêmica por décadas seguintes.

No início de sua carreira, Katz destacou-se por obras ligadas ao realismo social, como gravuras que retratavam as condições dos trabalhadores, antes de se dedicar a imagens não figurativas.

“É um reconhecimento meio tardio, mas muito importante, para uma artista que dedicou a vida à gravura, que não é uma atividade muito festejada, mas também passou pela pintura e prestou uma obra muito importante durante a sua já longa existência”, diz o Secretário da Cultura do Estado José Luiz Penna.

O destaque cultural passou a ser escolhido em 2011, depois que a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo retomou a realização do prêmio criado nos anos 1950.

Entre os artistas que já tiveram suas trajetórias celebradas nesta categoria, estão o crítico literário Antonio Candido, em 2012, e a artista plástica Tomie Ohtake, em 2013.

Além da escolha direta por Katz, outros artistas e instituições foram homenageados tanto pela seleção do júri, quanto pelo voto popular.

Eleitos por ambas modalidades, a revista “Artéria” venceu a categoria artes visuais, e o distribuidor Adhemar Oliveira, diretor do Espaço Itaú de Cinema, a de cinema.

Enquanto Felipe Hirsch foi selecionado pelo júri, Os Satyros conquistaram o público na categoria teatro.

VENCEDORES

Escolha do júri:

Arte para Crianças: Dib Carneiro Neto

Artes Visuais: revista “Artéria”

Cinema: Adhemar Oliveira

Circo: Ermínia Silva

Dança: Projeto Mov_oLA (Alex Soares)

Música: Tião Carvalho

Teatro: Felipe Hirsch

Territórios Culturais: Instituto Periferia Ativa

Voto popular:

Arte para Crianças: Paidéia Associação Cultural

Artes Visuais: revista “Artéria”

Cinema: Adhemar Oliveira

Circo: Circo de Teatro Tubinho

Dança: Corpo de Baile de Caraguatatuba

Música: Conservatório de Tatuí

Teatro: Os Satyros

Territórios Culturais: Associação Casarão da Mariquinha

Instituição Cultural (categoria eleita apenas por voto popular): Instituto Alana

+

Cultura

Loading...