Restauro desastroso deixa obra de arte irreconhecível na Espanha

O valor da primeira restauração foi de 1.200 euros e precisou ser feita outras duas vezes para tentar recuperar, porém a pintura original não foi recuperada

Ao solicitar restauro do quadro da Virgem Maria, pintado por Bartolomé Esteban Murillo (1617-1682), o colecionador recebeu o quadro irreconhecível. O valor da restauração teria sido de 1.200 euros. 

Foram feitas duas tentativas para reverter o caso – Foto: Divulgação Europa Press/Reprodução NDForam feitas duas tentativas para reverter o caso – Foto: Divulgação Europa Press/Reprodução ND

O homem que contatou um restaurador de móveis para recuperar o quadro, fez outras duas intervenções após o desastre, mas a pintura original não foi recuperada.

O quadro é da Imaculada Concepción de Los Vunerables, pintado por Bartolomé.

Casos semelhantes já aconteceram na Europa e agora especialistas em conservação da Espanha, pedem uma legislação que impeça amadores de tentar fazer um trabalho de restauro. 

María Borja, uma das vice-presidentes da Associação Profissional de Restauradores e Conservadores da Espanha afirma que casos como este são muito comuns. “Nós só descobrimos quando as pessoas denunciam à imprensa ou em redes sociais, mas existem inúmeras situações em que os trabalhos são realizados por pessoas que não têm formação. As obras de arte sofrem danos que podem ser irreversíveis”, diz em entrevista à Europa Press.

Com informações da BBC News

+

Cultura

Loading...