Marcos Cardoso

marcos.cardoso@ndmais.com.br A sociedade da Grande Florianópolis, os eventos culturais e as tradições da região analisadas pelo experiente jornalista Marcos Cardoso.


Retrô: Nereu do Vale Pereira entra para a Academia Portuguesa de História em 2013

Ele foi o quinto brasileiro a ingressar na instituição

Família Vale Pereira em Portugal – Foto: Divulgação/NDFamília Vale Pereira em Portugal – Foto: Divulgação/ND

Lelê e Geraldo do Vale Pereira ladeando os pais dele, Irany Silva do Vale Pereira e Nereu do Vale Pereira, que foi empossado membro titular da Academia Portuguesa de História, em dezembro de 2013, em Lisboa, sendo o quinto brasileiro a ingressar na instituição.

Pesquisador da cultura e da história do povoamento açoriano em Santa Catarina, especialmente em Florianópolis, onde nasceu em 1928 e vive até hoje, professor Nereu participa ativamente do cotidiano da cidade desde a juventude.

Além da atividade acadêmica, atuou politicamente em cargos eletivos, presidiu o Avaí Futebol Clube, do qual é o conselheiro mais antigo, fundou o Ecomuseu do Ribeirão da Ilha (desativado) e publicou diversos livros e artigos científicos.

Ele também é membro da Academia Desterrense de Letras, da Academia Catarinense de Letras e Artes, do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e sócio do Instituto Histórico da Ilha Terceira (Açores), entre outras entidades.

Loading...