Moacir Pereira

Notícias, comentários e análises sobre política, economia, arte e cultura de Santa Catarina com o melhor comentarista politico de Santa Catarina. Fundador do Curso de Jornalismo da UFSC. Integrante da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, é autor de 53 livros publicados.


São João Batista: Berço da colonização italiana no Brasil

Lei federal equivocada e contra história definiu Santa Tereza, no Espirito Santo, como primeiro núcleo no pais

Historiador lidera a mobilização pela justiça histórica – Foto: Moacir PereiraHistoriador lidera a mobilização pela justiça histórica – Foto: Moacir Pereira

O presidente da Câmara Italiana de Comércio e Indústria, Tullo Cavallazzi, incorporou-se à mobilização estadual que objetiva o reconhecimento por lei federal da Colônia Nova Itália, de São João Batista, como “berço da colonização italiana em Santa Catarina”.  Os imigrantes italianos ali chegaram em 1836, enquanto o município de Santa Tereza, no Espirito Santo, beneficiado com a lei federal n. 13.617, de 11 de janeiro de 2018, só teve os primeiros italianos em 1975.  O movimento é liderado pelo historiador Paulino Kons, que realizou evento no fim de semana na Câmara de São João Batista.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.