UFSC completa 60 anos e oferece agenda cultural no mês de aniversário

Para celebrar, Universidade terá programação especial online com apresentações musicais e culturais em dezembro; confira a programação

A UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) comemora os 60 anos de fundação no próximo dia 18 de dezembro. E para celebrar o aniversário, foi elaborado uma agenda cultural online, com apresentações e solenidades em homenagem à universidade, além do reconhecimento de pessoas ligadas à instituição de ensino.

Desde outubro, a UFSC celebra sua história na campanha #60anos60dias, com posts diários nas redes sociais. A TV UFSC também lançou programas especiais, como o EdUFSC 40 anos, Fragmentos Filosóficos e Estação Conhecimento.

Além disso, eventos como a Sepex, o Experimenta, e a Semana da Dança também estão ligados à comemoração da data especial.

A celebração incluirá uma sessão solene do Conselho Universitário, com transmissão ao vivo, para conceder honrarias acadêmicas, além da posse dos novos Diretores dos Centro de Ensino.

Programação Cultural e Artística

A SeCArte (Secretaria de Cultura e Arte da UFSC) adaptou seus planos e criou um calendário especial, por conta do cenário atípico de pandemia da Covid-19. Confira as datas e atrações:

8 de dezembro, 20h – Apresentação do Coral e Madrigal da UFSC

O Coral e Madrigal da UFSC apresenta no canal da UFSC no YouTube a música “O Trenzinho do Caipira”, de Heitor Villa-Lobos.

Coral e Madrigal da UFSC se apresenta no dia 8 de dezembro – Foto: Divulgação/UFSCCoral e Madrigal da UFSC se apresenta no dia 8 de dezembro – Foto: Divulgação/UFSC

A maestrina do Coral, Miriam Moritz, destaca que a escolha da música está ligada ao que ela acredita representar a passagem das vidas dos estudantes pela UFSC.

A apresentação dá início ao calendário de eventos culturais e artísticos em homenagem à Universidade. Vinculados ao DAC (Departamento Artístico Cultural) da SeCArte (Secretaria de Cultura e Arte), o Coral, Madrigal e a Orquestra de Câmara da UFSC são projetos musicais permanentes, que têm o objetivo de fomentar e difundir a música vocal e instrumental.

15 de dezembro, 20h – Dandara Manoela

A cantora e compositora Dandara Manoela, egressa do curso de Serviço Social da UFSC, apresenta ao vivo, no canal da UFSC no YouTube, o espetáculo “Dandara Manoela Voz e Violão”.

Serão abordados, por meio das composições e canções, temas como racismo, feminismo, LGTQIA+, a fim de proporcionar reflexões, trocas e aprendizados.

Cantora Dandara Manoela tem apresentação marcada para o dia 15 de dezembro – Foto: Divulgação/UFSCCantora Dandara Manoela tem apresentação marcada para o dia 15 de dezembro – Foto: Divulgação/UFSC

Terão destaque canções que falam de vivências e observações da cantora e que dialogam com questões estruturais que atravessam a vida de tantas pessoas.

Dandara é conhecida por sua pluralidade musical, e sua música é permeada pela resistência em manifestações culturais afro-brasileiras e de afirmação da mulher negra e lésbica no campo artístico.

A artista foi vencedora dos prêmios catarinenses de melhor cantora (2017) e melhor álbum (2018).

18 de dezembro, 20h – Rock’n Camerata

A data do aniversário da UFSC será comemorada com a live Rock’n Camerata. A exibição será ao vivo, no canal da UFSC no YouTube.

Rock’n Camerata fará exibição no dia do aniversário da UFSC, 18 de dezembro – Foto: Reprodução/InstagramRock’n Camerata fará exibição no dia do aniversário da UFSC, 18 de dezembro – Foto: Reprodução/Instagram

Com a regência do maestro Jeferson Della Rocca, nas vozes de Carla Domingues, Daniel Galvão e Rodrigo (Gnomo) Mattos, juntamente com a Brasil Papaya Instrumental, a Camerata Florianópolis homenageará a UFSC com muito Rock’n roll Nacional e Internacional.

A comunidade universitária poderá, inclusive, escolher parte do setlis com votação pelos stories do Instagram da UFSC.

19 de dezembro, 20h – Pablo Rossi

A apresentação on-line do pianista catarinense Pablo Rossi será o encerramento da programação artística.

Rossi tem uma carreira internacional de destaque e apresentará um repertório escolhido especialmente para a UFSC, com obras de Beethoven, Chopin, Schumann e Liszt, Villa-Lobos e Nepomuceno.

A música de Rossi fará um diálogo com animações das obras de Franklin Cascaes, realizada pelo DesignLab da UFSC, com imagens do acervo de Cascaes cedidas pelo MArquE (Museu de Arqueologia e Etnologia Oswaldo Rodrigues Cabral).

Pablo Rossi fecha as apresentações no dia 19 de dezembro – Foto: Divulgação/UFSCPablo Rossi fecha as apresentações no dia 19 de dezembro – Foto: Divulgação/UFSC

A apresentação também será harmoniosamente integrada com imagens do recém-restaurado Mural Humanidade, de Hassis. As obras de Rodrigo de Haro e Martinho de Haro integração a parte audiovisual, orquestrada pela música de Rossi.

O público poderá acompanhar o vídeo no canal da UFSC no YouTube, com reprise durante a semana seguinte, na TV UFSC.

Acesse e receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Cultura