Bolshoi retorna com aulas presenciais em Joinville

Após oito meses suspensas devido a pandemia, atividades na escola foram retomadas em novembro

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil retomou parcialmente as aulas presenciais na sede de Joinville, no Norte do Estado. A unidade estava há oito meses sem receber os alunos, devido à pandemia da Covid-19.

Aulas foram retomadas na unidade em novembro após oito meses suspensas – Foto: Manuela Schneider/DivulgaçãoAulas foram retomadas na unidade em novembro após oito meses suspensas – Foto: Manuela Schneider/Divulgação

Segundo a escola, os bailarinos estão tendo oportunidade de fazer as aulas de dança clássica na sede da Escola, de forma gradual e obedecendo uma série de medidas: distanciamento social, uso obrigatório de máscaras durante a permanência na escola e nas aulas, pontos de álcool em gel e aferição de temperatura.

Além disso, os alunos também podem optar por fazer as atividades de casa, já que elas serão transmitidas on-line, no formato híbrido, para atender a todos.

A grade de horários foi toda refeita, com rodízio de turmas, para que as aulas aconteçam no mesmo ambiente. A prática tem como objetivo espaçar o cronograma para evitar aglomerações e também para que as salas sejam higienizadas.

Aulas teóricas permanecem em formato online

Já as aulas teóricas e disciplinas complementares continuam no formato on-line. Para a coordenadora pedagógica, Katiuscia Kuyawski Vieira, tem sido um desafio organizar e conscientizar os alunos sobre a importância de seguir as medidas propostas.

“Neste primeiro momento de retomada, optamos pelo ensino híbrido, com aulas on-line e presenciais. Estamos monitorando todas as aulas, para que possamos seguir com segurança e continuar oferecendo ensino de excelência”, explica.

Máscaras também serão obrigatórias durante a realização das aulas – Foto: Manuela Schneider/DivulgaçãoMáscaras também serão obrigatórias durante a realização das aulas – Foto: Manuela Schneider/Divulgação

Antes da retomada, a Escola também orientou pais e alunos a adotarem as novas medidas, além de incentivar sobre a importância de seguir os protocolos de saúde, por meio de reuniões on-line.

Nas salas de aula, cantina e em outros espaços compartilhados, criaram-se horários diferenciados. Além disso, os armários dos alunos foram realocados, para garantir o distanciamento adequado, e kits com máscaras e álcool em gel foram entregues para cada um, junto com o protocolo de saúde da escola impresso.

A sede em Joinville é a única extensão do Teatro Bolshoi fora da Rússia. Em 2020, a instituição completou 20 anos, cumprindo com o desafio de preservar a tradição e a excelência do ensino do Balé Bolshoi.

Acesse e receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo