Mundo Maria

maria.petrelli@ndtv.com.br Entretenimento, lifestyle, arte e tudo que move o mundo dos influenciadores nas redes sociais.


Dance, dance, dance, vais mexendo assim não pare, pare! Conheça Maria Morena

Hoje o papo é dança, com uma bailarina que começou a dançar desde pequenina, com um gingado sensacional. Venha conhecer a história de Maria Morena

Hello, leitores! Hoje vamos falar de dança, gingado e molejo de uma  dançarina que está sempre com um sorriso estampado no rosto que eu tive o prazer de entrevistar, Maria Morena.

Conheço a Maria de longa data, e já aprendi alguns passos e coreografias de dança com ela. Ela tem uma trajetória muito bacana que hoje vocês também irão conhecer.

Dance, dance, dance, vais mexendo assim não pare, pare! Conheça Maria MorenaA dançarina, Maria Morena. -Reprodução: Acervo Maria Morena./ND

Maria, faça uma breve descrição sobre você! Qual sua formação e onde tudo começou.

Maria Morena da Costa Damiani, formada em Geografia (UFSC) em 2001, cursando 7 ª fase de Educação Física e formada em Jazz pela Área Academia de Dança de Florianópolis, em 1996.

Bailarina por amor desde pequena e que, hoje, é conduzida pela dança a levar alegria e compartilhar a arte de se expressar para todos que acreditam que a dança é transformadora. Geminiana, criativa e furacão … Assim como algumas alunas me chamam, e creio mexer – literalmente- com todos neste sentido. Estar em movimento é necessário e também preciso para uma geminiana como eu.”

Com quantos anos você começou a dançar e se interessar pela dança?

Com 4 anos Maria já dançava para a família e amigos, no palco da sala e das garagens. Até mesmo no recreio da escola em Santa Maria (RS), onde ela nasceu. Inclusive o nome Maria Morena foi seu pai que escolheu em  homenagem a  sua madrinha, sua avó Maria das Dores, incentivadora de sua carreira artística.

De onde vem o teu amor pela dança e o que a dança significa na tua vida?

O amor de Maria Morena pela dança vem da alegria de compartilhar a liberdade da arte e a força que ela traz. Ela reforça o empoderamento feminino que também é muito presente, até porque antes da dança era muito reprimida.

Há quantos anos você dá aula de dança?

“Compartilho a arte de dançar há 27 anos com muitas experiências, passando por cursos, leituras de Festivais Nacionais e Internacionais, Workshops na Alemanha, ONGs sociais em Florianópolis e Projetos Culturais dentro e fora da Comunidade Escolar.”

Dance, dance, dance, vais mexendo assim não pare, pare! Conheça Maria MorenaMaria Morena, a bailarina de gingado envolvente. -Reprodução: Acervo Maria Morena/ND

Quais os estilos de dança que você ensina?

Maria ensina danças regionais, Jazz,  Ritmos e Dança Solta para fluir com a melhor idade de suas alunas.

O que a dança significa na tua vida?

“A dança significa liberdade, expressão, gostar de si mesmo e empoderamento. Você saber se portar e ter consciência corporal. A mente fica leve e o coração também.”

Quais os benefícios da dança? Após a aula, o que os alunos sentem? 

“Os alunos sentem leveza, alegria … Libera o corpo, faz fluir os hormônios. Ocitocina pra vida. Muitas alunas dizem que eu sou a terapia delas. Mas com muita alegria que entrego durante as aulas, nesses momentos que são  nossos. Teve uma aluna que relatou pra mim (e chorando de emoção) que ela conseguiu dançar porque a deixei livre, sem julgamentos, simplesmente fluir, e ela adorou.”

Onde você dá suas aulas hoje?

Hoje em dia Maria dá aulas no seu próprio Studio e no COC Floripa.

Uma pergunta que não pode faltar aqui no Mundo Maria, qual o seu hobby quando não está dançando com seu gingado envolvente?

“Meu Hobby é escutar meus filhos cantarem.”

E por fim, finalizar com algo que queiras deixar de mensagem para os leitores.

“Permita-se se lançar para as coisas diferentes e que te fazem bem. Dançar é uma delas, você se conhece e sabe de seus desafios.”

Confira esse vídeo de uma aula que Maria Morena deu antes da pandemia, por isso todas as alunas estão sem máscaras.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...