Marcos Cardoso

A sociedade da Grande Florianópolis, os eventos culturais e as tradições da região analisadas pelo experiente jornalista Marcos Cardoso.


Fabiano Silveira e Juliana Figueredo filmam o curta-metragem “Tejiendo El Tango”

Foto: Victor Hugo Silva/Divulgação/ND

O bailarino Fabiano Silveira revolveu a história de Florianópolis e da sua trajetória profissional na última semana: ele e a parceira, Juliana Figueredo, passaram mais de 10 horas filmando a primeira cena do curta-metragem “Tejiendo El Tango”, na antiga Fábrica de Rendas e Bordados Hoepcke, nos altos da rua Felipe Schmidt.

O espaço, mantido no projeto do grande complexo imobiliário que está sendo construído no terreno, guarda preciosidades, como uma velha máquina de produção e a própria arquitetura.

Foto: Victor Hugo Silva/Divulgação/ND

Ali ao lado, onde Edson Nunes tinha uma academia de dança de salão, Fabiano começou a aprender, na década de 1990, os passos que o guiariam até a profissionalização, também como coreógrafo e professor de tango – tendo já entres os alunos, Sílvia Hoepcke da Silva, presidente da Hoepcke Bordados, e sua filha, Luciana.

O filme de 22 minutos, cheio de poesia e paixão, está sendo rodado pela equipe de Romulo Rosa, e terá locações ainda no heliponto de um edifício da avenida Trompowsky e no Teatro Ademir Rosa.

Foto: Victor Hugo Silva/Divulgação/ND