Plataforma gratuita reunirá pesquisa sobre dança em Florianópolis

Midiateca de Dança é idealizada por pesquisadoras e disponibilizará em um única plataforma os dados ao público dos últimos 70 anos de produção

Anos de produção e documentação da cena da dança em Florianópolis e Santa Catarina serão devidamente reunidos numa única plataforma aberta ao público, de norte a sul do país.

As criadoras e também pesquisadoras Sandra Meyer, Jussara Xavier e Vera Torres encabeçam a Midiateca de Dança – Foto: Pedro Alipio/Divulgação/NDAs criadoras e também pesquisadoras Sandra Meyer, Jussara Xavier e Vera Torres encabeçam a Midiateca de Dança – Foto: Pedro Alipio/Divulgação/ND

O projeto Midiateca de Dança tem como autoras Jussara Xavier, Sandra Meyer e Vera Torres, todas criadoras, pesquisadoras e também professoras na área artística, que irão reunir  num acervo histórico, cultural e digital os últimos 70 anos de trabalhos na área da dança. A proposta é reunir, organizar e disponibilizar esse acervo ao público.

Leia também:

“Pretendemos dialogar com diferentes pessoas e comunidades, ofertar materiais, colaborar com processos de produção de conhecimento em dança e nas artes. Também partimos do desejo de dar visibilidade à produção de dança de Florianópolis e Santa Catarina, mercados frágeis e instáveis para a sobrevivência profissional que, no entanto, possuem iniciativas valiosas e exemplares” conta Jussara Xavier sobre a plataforma, que será lançada até dezembro deste ano.

Porém, a proposta não é somente disponibilizar o acervo, mas provocar o debate sobre a dança. Para isso, o Midiateca de Dança traz na primeira etapa do projeto uma programação de conteúdo gratuita voltada ao público geral e também professores de arte da rede de ensino de Florianópolis.

“A ideia é compartilhar experiências e conhecimentos produzidos na dança desde os anos 1950, percebendo o movimento histórico das artes a partir da dança”, explica Vera Torres.

A primeira palestra ocorre na segunda-feira (7), 10h às 12h, no Cinema do CIC e trará o tema “Histórias da Dança em Florianópolis”.

Programação se estende

Já nos dias 11, 18 e 25 de outubro, das 14h às 18h, será realizado o curso Histórias da Dança Catarinense, no auditório da Casa da Memória, no Centro da cidade.

Serão abordados os temas: Formação do cenário coreográfico e do ensino da dança em Santa Catarina, Contexto Artístico Catarinense na segunda metade do século XX e Poéticas da Dança em Santa Catarina nos anos 2000.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por e-mail contato@midiatecadedanca.com ou no próprio local, 20 minutos antes do início do curso.

Biblioteca ampliada

Midiateca vem da ideia de biblioteca ampliada, abastecida com diferentes suportes de informação como livros, artigos, trabalhos acadêmicos, críticas, entrevistas, documentários, videodanças e documentos históricos. O amplo banco de dados, de autoria das pesquisadoras, inicialmente irá catalogar materiais de Florianópolis. Porém, o plano é expandir futuramente para diversas cidades catarinenses e ainda oferecer versões dos conteúdos em inglês e espanhol.

Palestra: Histórias da Dança em Florianópolis

Quando: 7/10, das 10h às 12h

Onde: Cinema do CIC, av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica, Florianópolis

Quanto: Gratuito

Loading...