Ana Botafogo relembra histórias de bastidores e comenta impacto da pandemia na dança

Em comemoração antecipada ao Dia Internacional da Dança, o SC no Ar recebeu a bailarina Ana Botafogo, que completa 40 anos de carreira no Teatro Municipal do Rio de Janeiro este ano

Em homenagem ao Dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril, o SC no Ar desta quinta-feira (22) recebeu a bailarina Ana Botafogo. A artista, que completa 40 anos de carreira no Teatro Municipal do Rio de Janeiro este ano, falou sobre sua trajetória e comentou as dificuldades enfrentadas pelo setor da cultura, em especial pelos profissionais da dança, durante a pandemia de Covid-19.

Ana Botafogo com o Ballet do Teatro Municipal do RJ – Foto: Divulgação/NDAna Botafogo com o Ballet do Teatro Municipal do RJ – Foto: Divulgação/ND

Ana Botafogo entrou para o Teatro Municipal do Rio de Janeiro em 1981, já como 1ª bailarina, após uma audição: “Esses 40 anos foram muito rápidos. Teve muita história, muita dança. História dos balés, de encontros de professores e coreógrafos, histórias de bastidores engraçadas”. Ela contou ainda que é através dessas lembranças que busca incentivar novos bailarinos a seguirem a profissão, contando suas histórias em palestras por todo o Brasil.

Outro ponto discutido durante a entrevista foi o impacto da pandemia de Covid-19 no mundo da dança. Para Ana, “a pandemia atrapalhou muito a vida da dança e dos bailarinos. Acho que é uma das artes que mais sofreram com a pandemia, porque fica tudo muito restrito. Claro que a gente usou a criatividade e a tecnologia, que nos ajudaram muito a entrar em outros universos com a nossa dança”.

Uma das coisas que mais fazem falta para a bailarina é o contato com o público, que ela considera muito importante. “Eu tive muitos encontros fantásticos com o meu público, com o público de crianças. Com isso tudo, a gente populariza, a gente chega o público um pouco mais perto do artista. A gente quer que a nossa arte atinja o máximo possível [de pessoas]”, explicou.

Confira a entrevista completa!

+

SC no ar – Entrevistas