Procon apreende 210 kg alimentos em supermercados de Florianópolis

Ações de fiscalização começaram nesta segunda-feira (15) e se estenderam até sexta-feira (19); mais de 150 estabelecimentos foram vistoriados

Desde quinta-feira (18), foram apreendidos 210 kg de alimentos vencidos ou refrigerados de forma irregular em supermercados de Florianópolis. Desse total, 108 kg foram flagrados só nesta sexta-feira (18) em um estabelecimento no bairro Capoeiras. O valor corresponde a 141 itens.

Desde o início da operação, 210 kg de alimentos foram apreendidosDesde o início da operação, 210 kg de alimentos foram apreendidos – Foto: PMF/Divulgação/ND

Na quinta-feira, 102 kg de produtos vencidos já haviam sido flagrados em estabelecimentos do município. A fiscalização, que terminou no final da semana, fez parte do cronograma do Procon municipal para a Semana do Consumidor.

“Além das fiscalizações, foram realizadas diversas atividades internas para dar andamento ao maior número possível de processos que estavam acumulados”, relatou o secretário municipal de Defesa do Cidadão, Gabriel Meurer.

Notificações

Desde segunda-feira (15), 59 lojas foram instruídas e 25 notificadas para realizar adequações. Um posto de combustível, inclusive, precisou teve uma bomba lacrada. Durante a análise, um fiscal do Imetro/SC verificou que a diferença na quantidade de combustível indicada pelo equipamento em um abastecimento de 20 litros foi de 100 ml, quando o máximo permitido é de 60 ml.

Além disso, 21 comércios foram notificados por não exibir preços dos produtos. A operação terminou na sexta-feira.

A ação buscou orientar empresários da Capital sobre as regras do Código de Defesa do Consumidor. Ao todo, oito postos de combustíveis, 150 lojas e quatro supermercados foram inspecionados.

Audiências online

Durante os cinco dias que ação, que terminou na sexta-feira, foram feitas 137 audiências conciliatórias online, que resultaram em 100 acordos entre a empresa e o consumidor, alcançando um índice de efetividade de 73%.

Um posto de combustível teve uma bomba lacradaUm posto de combustível teve uma bomba lacrada – Foto: PMF/Divulgação/ND

Gabriel Meurer reforçou a importância das datas em defesa do consumidor e agradeceu o apoio de toda a equipe do Procon Municipal de Florianópolis nos mutirões dos últimos dias.

“Nosso trabalho é diário, nunca para. Mas aproveitamos este momento simbólico para darmos ainda mais energia para cumprir nossas obrigações de orientar consumidores e empresários e cumprir quem comete práticas irregulares ou desleais”, afirmou.

Por causa da situação da pandemia na região, o Procon segue trabalhando remotamente na próxima semana. As denúncias podem ser feitas pelo telefone (48) 3131-5300, no e-mail fiscalizacao.procon@pmf.sc.gov.br ou através do site do órgão.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.