São José adota ações para resolver situação dos moradores de rua; confira

Reunião pública foi realizada com a participação da prefeitura, entidades e moradores na tarde da última terça-feira, na Câmara de Vereadores

O vice-prefeito de São José, Michel Schlemper, anunciou após uma reunião pública realizada na Câmara Municipal na tarde desta terça-feira (4) diversas ações de curto prazo para solucionar a problemática dos moradores em situação de rua no município.

A reunião teve início às 14h, e contou com a participação de representantes da prefeitura, de entidades representativas da sociedade, em especial dos moradores dos bairros Campinas e Kobrasol, do Ministério Público, e Polícias Militar e Civil.

Reunião pública foi realizada na tarde desta terça (4), em São José – Foto: Divulgação/Câmara Municipal de São JoséReunião pública foi realizada na tarde desta terça (4), em São José – Foto: Divulgação/Câmara Municipal de São José

O encontro foi transmitido ao vivo pela TV Câmara e pelas redes sociais da Casa. O cidadão pôde participar de forma on-line, enviando suas perguntas e observações acerca do tema.

Foram convidados para a reunião 13 representantes, incluindo promotores da comarca de Justiça de São José, presidentes de associações de moradores, da Defensoria Pública, do Observatório Social, Assistência Social, Segurança Social e Trânsito, e da Segurança Pública dos municípios de São José e Florianópolis.

Foram anunciadas seis medidas, de curto prazo, a serem adotadas pela prefeitura. Essas ações são agora de responsabilidade do Executivo, e o papel da Câmara de Vereadores é de cobrar e fiscalizar.

Confira as ações:

  • Monitoramento intensivo;
  • Mudança na dinâmica da escala da Guarda Municipal para aumentar o efetivo;
  • Limpeza constante do local com contratação de empresa específica para limpar vias públicas e frente de lojas/comércios (Kobrasol, Campinas e Beiramar);
  • Colocação de guardrail para ações conjuntas com a Capital (Assistência Social e Segurança);
  • Criação de grupo de trabalho com vários setores (MP, Justiça, Legislativo Municipal, Prefeitura;
  • Cadastro de moradores de rua e de quem lida com eles (ONGs, Conselhos, trabalhos voluntários.
Encontro teve a participação de representantes de diversas entidades do município – Foto: Divulgação/Câmara Municipal de São JoséEncontro teve a participação de representantes de diversas entidades do município – Foto: Divulgação/Câmara Municipal de São José

Proposta do Legislativo

Os vereadores propuseram que, em uma semana, seja realizada outra reunião na prefeitura com as entidades que estiveram nesta reunião e queiram fazer parte.

Já no dia 25 de maio, uma outra reunião pública não só para ouvir, mas apresentar as ações efetivas especialmente em Campinas e Kobrasol, mas também em outros locais como Roçado, Serraria, Forquilhinhas.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Direitos