Banda Geografia Inutil… lança LP e faz show ao ar livre, em Florianópolis

Nova versão do Erro grupo é resultado do projeto “Brasil-Romênia: Bucareste-Florianópolis”

Enquanto equipe teatral, o Erro Grupo se coloca a partir de hoje como uma banda de música brasileira. A estreia aconteceria nesta segunda-feira (26), em Florianópolis, mas, com o tempo chuvoso, ficou para terça (27). No dia seguinte, os artistas embarcam para uma “turnê internacional” por cidades da Romênia, Espanha e França. Explorando ritmos nacionais, Geografia Inutil… lança seu primeiro LP e apresenta no largo da Alfândega uma mistura de ritmos que partem do samba e da bossa nova, passeiam pelo funk e pela salsa e chegam ao bom e velho rock.

Leco Rezende/Divulgação/ND

Luiz Henrique Cudo, Luana Raiter, Sara Ferreira e Pedro Bennaton 

A “nova versão” do Erro Grupo é resultado do projeto “Brasil-Romênia: Bucareste-Florianópolis”, vencedor do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, com intuito de realizar um intercâmbio artístico entre o quarteto catarinense e o dramaturgo romeno Peca Stefan.

Apesar de todos os atores executarem projetos musicais paralelos, esta é a primeira experiência do Erro grupo como banda. Nesta formação inédita, Pedro Bennaton toca cajón, Luiz Henrique Cudo é o baixista, Luana Raiter e Sarah Ferreira ficam nos maracás e vocais. Na estreia, na Capital, o guitarrista João Garcia foi chamado para integrar a equipe. Em cada cidade onde a Geografia Inutil… tocar, um músico local será convidado.

A possibilidade de comunicação universal oferecida pela música foi elemento crucial para a utilização deste recurso como ferramenta de diálogo entre os atores catarinenses e os espectadores mundo a fora . “O brasileiro carrega música na mão, no coração. Os ritmos da nossa cultura têm essa carga da festa, da alegria. A música é universal e tem a capacidade de tocar as pessoas independente da língua. Além disso, o Stefen já tinha conhecimento da música brasileira, então usamos isso para estabelecer o diálogo”, comenta Bennaton.

Vinil com faixas em diferentes idiomas

O dramaturgo romeno esteve em Florianópolis entre fevereiro e março de 2014 para participar do processo de construção da banda. Pedro destaca que o concerto é uma tentativa de refletir a respeito dos estereótipos culturais e o que existe por trás da identidade dos países com língua de origem latina, pesquisados durante o processo. Para mostrar esta geografia, durante a apresentação, os atores utilizam textos em latim, francês, italiano, espanhol, português, romeno e inglês.

“O Erro tem essa interdisciplinaridade. A música já esteve presente em outros trabalhos nossos, mas agora nos colocamos como uma banda, um sonho antigo de cada um de nós. Como brasileiros natos, todos temos experiências musicais anteriores”, explica Bennaton. Ir para o exterior, complementa o ator, é o ápice dessa expansão artística para além das fronteiras continentais, mas mesmo assim é o público local que pode ver a primeira exibição. “A gente fez questão de fazer aqui. Esse é o nosso lugar”, afirma. Daqui, o grupo passa por Barcelona, Bucareste, Sibiu, Sfantu-Gheorghe, Timisoara (estas quatro na Romênia) e Paris. Em agosto, volta ao Brasil e faz mais quatro exibições na cidade.

Na apresentação de estreia, também será lançado um vinil com tiragem de 500 cópias. O LP traz oito faixas cantadas em diferentes línguas e será vendido a R$ 20. As músicas foram compostas pelos atores do grupo e pelo dramaturgo Peca Stefan.

 

Serviço

O quê: show e lançamento do vinil da banda Geografia Inútil…, do Erro Grupo
Quando: terça-feira, 27/5, às 12h
Onde: largo da Alfândega, Centro de Florianópolis
Quanto: gratuito

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Diversão

Loading...