Champanhe e espumante: você sabe a diferença?

Os termos são parecidos e causa confusão. Aprenda a identificar cada um deles

Bebida ideal para servir na hora do brinde dos noivos – Foto: Divulgação/Freepik

Ideal para momentos de comemoração, saber a diferença entre champanhe e espumante causa confusão até para quem é da área. Existe uma frase que circula entre os profissionais do meio e diz que “todo champanhe é estudante. Mas nem todo espumante é champanhe.” Aprenda a identificar cada um deles. 

A famosa champanhe é uma bebida importada da França de onde originou o nome da bebida, e seu preço médio não é um dos mais em conta. Sofisticada pela sua forma de produção, a fermentação é feita de forma lenta, na própria garrafa e só com as uvas Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay. 

Já o espumante é um vinho que passa por dois processos de fermentação. Sendo processos naturais, o primeiro está vinculado ao álcool, para alterar o açúcar da uva; e o segundo é relacionado a efervescência.

Saiba mais

A Essen Vinhos Finos, parceira do CaseBem, oferece atendimento exclusivo por sommeliers e profissionais qualificados na Grande Florianópolis, região Sul e Serra Catarinense. Além disso, trabalha com produtos brasileiros e importados com grande relação de custo e qualidade.

Essen Vinhos Finos – Foto: Divulgação

+

CaseBem