Concerto celebra Procissão Senhor dos Passos como patrimônio cultural imaterial do Brasil

Espetáculo reúne Camerata e corais e acontece no próximo dia 11, em Florianópolis

Acontece na próxima terça-feira (11), em Florianópolis, o Concerto Senhor Jesus dos Passos, uma noite de boa música e comemoração ao reconhecimento do registro da Procissão Senhor Jesus dos Passos como patrimônio cultural imaterial do Brasil.

Camerata Florianópolis foi fundada em 1994 pelo maestro Jeferson Della Rocca - Daniel Queiroz/ND
Camerata Florianópolis foi fundada em 1994 pelo maestro Jeferson Della Rocca – Daniel Queiroz/ND

O concerto está a cargo da Camerata Florianópolis, sob a regência do maestro Jeferson Della Rocca, interpretando músicas que marcaram a história da procissão, nas vozes de alguns dos principais cantores líricos da cidade, como Alicia Cupani, Claudia Ondrusek, Fernando De Carli, Kalinka Damiani, Najla Santos e Rute Gebler. A Camerata Florianópolis foi fundada em 1994 e figura hoje entre os mais importantes grupos do gênero no Brasil, tendo significativa relevância na agenda cultural de Santa Catarina. O grupo já gravou 12 CDs e dois DVDs, além de trilhas para vídeos institucionais e para o filme Ensaio, de Tânia Lamarca.

No repertório do espetáculo estarão canções como: “O vos omnes” e “Senhor meu Deus”, interpretadas por Rute Gebler;  “O Povo de Deus”, por Fernando De Carli; “Virgem Dolorosa”, por Carla Domingues; “A ti, meu Deus”, na voz de Rodrigo Gnomo Matos; “Queremos Deus”, por Kalinka Damiani;  “Pelos Prados e Campinas”, Claudia Ondrusek e coro; “A Barca”, com Fernando De Carli e coro; “Um coração para amar”, por Kalinka Damiani e coro; “Ao Senhor Bom Jesus dos Passos”, com o coro e várias outras, acompanhadas no violão por Eduardo Pimentel.

O ex-provedor da Irmandade Senhor dos Passos e atual coordenador da Procissão Senhor dos Passos 2019, Valter Konel Brasil, assinalou que este será o segundo concerto realizado. “Na época da comemoração dos 250 anos da Irmandade, fizemos uma grande apresentação no CIC, com o lançamento do CD e do DVD com músicas da Procissão Senhor dos Passos, em parceria com a Camerata Florianópolis. Agora, com a confirmação do tombamento, mais uma vez o maestro Jeferson Della Rocca se prontificou para realizarmos um novo espetáculo”, revela.

O evento terá a benção do arcebispo metropolitano de Florianópolis, Wilson Tadeu Jönck, além da participação do Coral São Francisco de Assis e do Coral do Imperial do Hospital de Caridade.

Cortejo é realizado há 252 anos

A Procissão do Senhor dos Passos é uma tradição entre os católicos catarinenses desde 1766. Realizado anualmente, sempre 15 dias antes da Páscoa, o cortejo mobiliza milhares de fiéis pelas ruas do Centro de Florianópolis.

Procissão do Senhor dos Passos é realizada sempre 15 dias antes da Páscoa - Flávio Tin/ND
Procissão do Senhor dos Passos é realizada sempre 15 dias antes da Páscoa – Flávio Tin/ND

A festividade iniciou dois anos depois de uma embarcação com destino a cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, ter atracado por engano na Ilha do Desterro, trazendo a imagem que relembra o sofrimento de Jesus Cristo crucificado. Na época, a vinda por engano da escultura à Ilha foi considerada uma vontade divina, se tornando, assim, símbolo de devoção. A imagem é atribuída ao escultor baiano Francisco das Chagas.

A Procissão Senhor dos Passos está entre os maiores eventos de fé do Brasil, ficando somente atrás do Círio de Nossa Senhora de Nazaré e das homenagens ao Padre Cicero, em Juazeiro do Norte, no Ceará. O evento é Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina, conforme Decreto n° 2.504 de 2006 e está em processo de ser registrado como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Segundo Valter Konel Brasil, o tombamento é a valorização da maior e mais antiga manifestação cultural e religiosa do Estado. “O tombamento é recente, mas começou há muito tempo, como uma ideia que nasceu em uma das nossas reuniões, levantada por Armando Gonzaga, da ACIF [Associação Comercial e Industrial de Florianópolis]. Ele trabalhou no preparo da documentação, um processo lento para provar que a Procissão Senhor dos Passos não era apenas um evento religioso, mas sim um bem cultural, uma tradição que faz parte da história de Florianópolis e de Santa Catarina, reunindo povos de todas as idades, credos e religiões, em adoração ao Senhor dos Passos”, destaca o coordenador do cortejo. “Esse reconhecimento fortalece vínculos, possibilita novos apoios e aportes, mantendo a nossa procissão sempre viva. E também é um marco importante, pois assegura a preservação de todos os costumes”, analisa.

Serviço

O quê: Concerto Senhor Jesus dos Passos

Quando: 11/12, 20h

Onde: Teatro Ademir Rosa, no CIC (Centro Integrado de Cultura) – Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica – Florianópolis/SC

Quanto: entrada franca. Os convites são limitados e os ingressos devem ser retirados gratuitamente na bilheteria do teatro.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Diversão

Loading...