Entrevista MANU BERGER a catarinense que faz sucesso no mercado de luxo

A jovem empreendedora catarinense é destaque no Brasil com seu projeto Terapia do Luxo

A jovem advogada e empreendedora catarinense Manuelle Berger apostou em um novo nicho de mercado e hoje é CEO do Terapia do Luxo, além de conceituada palestrante no segmento de alto padrão no Brasil e no exterior. Idealizada e mantida por ela, empresa abriga atividades em duas linhas. A parte mais conhecida é o portal de conteúdo, com publicações diárias sobre o segmento de alto padrão. Ele realiza cobertura de eventos relacionados ao universo do luxo no Brasil e no exterior. Recentemente iniciou a transição de um portal de conteúdo para uma organização voltada ao business de luxo.

Manuelle Berger - Anna Guimarães/Divulgação/ND
Manuelle Berger – Anna Guimarães/Divulgação/ND

O COMEÇO DE TUDO

Sou formada em Direito e no início da minha carreira profissional trabalhei na gestão financeira de um grande grupo empresarial. Mas, buscando minha realização pessoal e profissional, precisei me reinventar. Quando entrei para o mercado de luxo, parti em busca de capacitação e tive a oportunidade de estudar em organizações que são referências nessa área, como os institutos Marangoni e Français de la Mode, ambos na França. Embora o segmento de luxo fosse uma novidade também para mim, toda a minha família me apoiou no projeto e nunca mediu esforços para me auxiliar sempre que necessário.

MERCADO DE LUXO

O mercado do luxo está inserido na economia mundial e, dessa forma, também está sujeito a oscilações. Atualmente, a maioria dos países passa por instabilidade econômica, como ocorre no Brasil. O mercado de luxo, por sua vez, enfrenta esses momentos com um pouco mais de tranquilidade, já que o público alvo do setor sofre menos impacto nos períodos de crise. Em muitos países da Europa e nos Estados Unidos, o mercado de alto padrão já é amplamente consolidado. No Brasil, esse segmento ainda é recente e o mercado está em construção.

DESAFIOS NA ATUAÇÃO

Os desafios de atuar no segmento de luxo, de forma geral, são muito semelhantes aos obstáculos que as empresas de qualquer segmento precisam enfrentar para fazer sucesso. É preciso conhecer o mercado e quem atua nele. A capacitação é fundamental e o aperfeiçoamento precisa ser contínuo. Além disso, as empresas e profissionais que desejam atuar na área precisam ter em mente que não adianta apenas a prestação de um bom serviço, é preciso ir além, inovar e propor algo que, realmente, marque a vida das pessoas e produza a vivência de experiências importantes para a sua vida.

INSPIRAÇÃO

Existe uma série de profissionais que eu admiro e, inclusive, alguns que tive o privilégio de conhecer. Mas minha grande inspiração é meu pai. Do ponto de vista pessoal, ele construiu uma família amorosa e feliz. E, como profissional, apostou em um segmento de mercado novo, comprou uma empresa que necessitava de mudanças organizacionais e, ao longo dos anos, transformou o projeto em um dos mais significativos grupos empresariais do Estado de Santa Catarina. Ele sempre obteve êxito em harmonizar as muitas horas de trabalho com a dedicação à família. Me inspiro muito em seus passos e na sua lição de vida, e busco alcançar o mesmo nível de excelência que ele sempre dedicou aos seus projetos e às pessoas.

VIAGENS

A cidade de Paris possui um lugar especial no meu coração. Tive a oportunidade de morar lá e me apaixonei pelos encantos da capital francesa. Também foi em Paris que minha relação com o mercado do luxo se consolidou, afinal, a cidade é uma das referências desse mercado em nível mundial. Ainda sobre viagens, este ano tive a felicidade de conhecer a Grécia, um dos destinos mais incríveis do planeta. Além de toda a importância histórica, as cidades também transpiram cultura e os serviços ligados ao turismo são excelentes.

RAIO-X

NASCIDA EM FLORIANÓPOLIS E RADICADA EM SÃO PAULO.

SIGNO DE LEÃO.

SOLTEIRA, NAMORA O EMPRESÁRIO MINEIRO JOÃO TOLEDO.