Espaços expositivos na Capital têm editais públicos abertos para seleção de trabalhos artísticos

Galeria Vecchietti, Fundação Cultural Badesc e Teatro da Ubro recebem propostas de ocupação para 2016

Artistas de Santa Catarina que querem mostrar seus trabalhos têm boas oportunidades neste início de ano. Pelo menos três espaços em Florianópolis estão com editais públicos abertos: a Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti e Fundação Cultural Badesc estão recebendo propostas para exposições e mostras de arte, e o Teatro da Ubro também tem edital aberto para artistas, empresas ou grupos de teatro interessados em desenvolver atividades culturais no local. Os três espaços ficam localizados no Centro da Capital.  Porém, assim como no último ano, os três maiores museus da cidade, o Museu Victor Meirelles, o MHSC (Museu Histórico de Santa Catarina) e o Masc (Museu de Arte de Santa Catarina), não têm previsão de data para abertura de editais em 2016.  

De acordo com a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, que administra a Galeria Pedro Paulo Vecchietti e o Teatro da Ubro, serão selecionados cinco projetos artísticos para mostras individuais ou coletivas na galeria de arte. O edital segue aberto até o dia 25 de janeiro e podem participar do processo de seleção artistas, coletivos ou curadores maiores de 18 anos, brasileiros ou estrangeiros em situação legal no país. O edital é aberto a propostas de todo território nacional, entretanto os artistas residentes em Florianópolis devem estar cadastrados no IDCult Floripa / Sistema Municipal de Indicadores e Informações Culturais (www.cultura.sc/floripa).

Já no Teatro da Ubro, podem ser inscritos espetáculos de dança, teatro, ópera, música e eventos culturais, e o edital público segue aberto até o dia 29 deste mês e abrange a programação para o período de 24 de fevereiro a 31 de julho de 2016, respeitando o calendário de datas disponíveis no espaço. Terão preferência propostas que contemplem o calendário semanal de forma contínua, considerando a temporada de quinta-feira a domingo. As inscrições para projetos de ocupação de ambos os espaços, o Teatro da Ubro e a Galeria Pedro Paulo Vecchietti, podem ser feitas através do site www.pmf.sc.gov.br/entidades/franklincascaes.

Quanto à Fundação Cultural Badesc, serão selecionados oito artistas para a próxima temporada de exposições no Espaço Fernando Beck e Espaço 2. O edital direcionado à diferentes linguagens visuais, incluindo pintura, gravura, desenho, escultura, fotografia, objeto, instalação, videoarte, arte digital, segue aberto até o dia 29 de fevereiro. As inscrições podem ser feitas através do site www.fundacaoculturalbadesc.com e o resultado da seleção dos artistas será divulgado no dia 29 de março de 2016.  

Outros editais, outros tempos
De acordo com a FCC (Fundação Catarinense de Cultura), o Masc e o MHSC não tem previsão para lançamento de editais para exposições neste ano. Conforme a assessoria de comunicação da entidade, o “Museu Histórico de Santa Catarina está finalizando o edital, mas ainda não há previsão para lançamento, devido a programação de exposições atual”. Já o Masc ainda realiza em 2016 as três exposições concedidas por meio do edital 2014/2015. Em nota, a assessoria informou que as exposições “foram reprogramas para este ano devido ao calendário do museu nos anos anteriores (prática permitida diante de cláusula contratual que especifica a possibilidade e reprogramação de datas conforme a agenda de exposição do Masc)”.

Já o Museu Victor Meirelles não terá edital aberto para exposições em 2016 por conta da mudança de local para ampliação e revitalização do museu. A mudança, que acontece em fevereiro, transfere temporariamente a sede do museu para rua Rafael Bandeira, ainda localizada no Centro da Capital. O Espaço Cultural BRDE, também localizado no Centro da cidade, teve edital aberto no fim de 2015 e os trabalhos para exposição já foram selecionados.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Diversão

Loading...