Exposição abre quinta (12) na Fundação Badesc, em Florianópolis, com imagens de 21 fotógrafos

Autores convidados paraticiparam da 2ª edição do Festival Floripa na Foto

Joyce Mussi / Divulgação / ND

Contrastes urbanos nos arredores da Praça XV de Novembro, de Joyce Mussi

Uma exposição fotográfica abre nesta quinta (12) em Florianópolis com imagens de 21 fotógrafos convidados. Todos participaram da segunda edição do festival de fotografia Floripa na Foto, realizado em outubro passado, e apresentam na mostra “Na Fotografia” uma imagem autoral. A abertura ocorre a partir das 19h30, na Fundação Cultural Badesc.

As fotos integrantes da coletiva fazem parte de um trabalho temático de cada autor convidado. Lu Renata, uma das coordenadoras do Floripa na Foto, afirma que a exposição seguiu um tema livre, para que cada fotógrafo expressasse sua maneira de olhar o mundo. “Entramos em contato com todos que participaram do festival em 2011 e os 21 fotógrafos que responderam apresentam nesta exposição um trabalho autoral que ainda não tinha sido mostrado no evento”, diz.

Para a exposição que começa quinta (12), alguns autores vão ultrapassar a fronteira da foto impressa no papel propondo uma relação entre a imagem e o expectador por meio de projeções, livros e sons.

A fotógrafa Joyce Mussi participa com a imagem de um ciclista da série “Contrastes Urbanos”, em que ela retrata cenas do cotidiano a partir do confronto entre luzes e sombras. “São fotos nos arredores da praça 15 de Novembro, contrastes urbanos do Centro da cidade”, afirma a fotógrafa que em 20 anos consolidou sua carreira realizando principalmente books e fotos de moda e há quatro anos vem direcionando o olhar para arte urbana. 

As cores ou a ausência

Caio Cezar apresenta uma imagem da atriz Elianne Carpes da sua coleção “Certos Atores”, que futuramente será transformada em livro. Caio já clicou também na série os atores Renato Turnes, Gláucia Grígolo, Daniel Olivetto e Grazi Meyer, compondo sua marca autoral em retratos com cor, quadro, luz, e expressividade. O fotógrafo Marco Giacomelli escolheu uma imagem de sua coleção “O Tempo, O Movimento e O Espaço”. O fotógrafo explora em preto e branco grandes costões de Florianópolis. Nas imagens, imensas pedras, alheias à velocidade do tempo.

A mostra faz parte ainda da programação do Floripa na Foto, que depois dos eventos na Capital seguiu para outras cidades catarinenses em exposições itinerantes. A coordenação do evento já pensa na edição 2012, com algumas novidades. “Ainda não está definido, mas estamos tentando trazer o acervo da Pinacoteca de São Paulo para Florianópolis”, afirma Lu Renata. Segundo ela, um dos curadores do espaço paulista esteve no Festival e demonstrou interesse em colaborar.

Caio Cezar / Divulgação / ND

Atriz Elianne Carpes, da série Certos Atores, de Caio Cezar

Fotógrafos participantes

Alessandro Gruetzmacher
Ana Paula Sabiá
Angélica Luersen
Anninha Piccolo
Caio Cezar
Cláudio Brandão
Daniel Herrera
Danisio Silva
Henrique Pereira
Joyce Mussi
Luciane Kumm
Mara Freire
Marco Giacomelli
Otávio Nogueira
Rafael Vilela
Rosane Cechinel
Sergio Sakakibara
Silvana Leal
Simone Thiesen
Virgínia Yunes
Walmor Oliveira

Serviço

O quê: “Na Fotografia”, coletiva com os participantes do 2º Festival de Fotografia Floripa na Foto.
Quando: 12/1, 19h30 (abertura) / visitação até 24/2, segunda a sexta, 12 às 19h
Onde: Fundação Cultural Badesc. Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis, tel. 3224-8846
Quanto: gratuito

+

Floripa na Foto

Loading...