Exposição de Gaudí trará maquetes e mobiliários do arquiteto catalão para Florianópolis

Mostra internacional confirmada pela SOL (Secretaria do Estado de Turismo, Cultura e Esporte) deve acontecer em Santa Catarina no segundo semestre de 2016 ou em 2017

Divulgação/ND

A Sagrada Família, em Barcelona, obra icônica de Gaudí. Para Florianópolis virão maquetes e mobiliário do arquiteto e artista catalão

Uma exposição com obras do artista e arquiteto modernista catalão Antoni Gaudí (1852-1826) deverá ocorrer em Florianópolis no segundo semestre de 2016. A informação foi confirmada pelo SOL (Secretaria do Estado de Turismo, Cultura e Esporte) e pelo Instituto Tomie Ohtake, que está responsável por trazer a mostra para o Brasil. A exposição, que acontecerá no Masc (Museu de Arte de Santa Catarina), tem a intenção de trazer grandes maquetes detalhadas e mobiliários produzidos por Gaudí, e seria constituída a partir da coleção e colaboração de instituições da Espanha. 

De acordo com a assessoria de comunicação do Instituto Tomie Ohtake, ainda não se sabe a data certa de quando a exposição acontecerá e se irá ocorrer em São Paulo e em Florianópolis, tendo possibilidade de ocorrer antes em Santa Catarina. O Instituto ainda não tem confirmações quanto à data da mostra porque estaria esperando retorno das instituições responsáveis pela liberação da exposição, que já está pré-montada. Conforme cronograma divulgado em um primeiro momento, a exposição estaria planejada para ocorrer em São Paulo de outubro a janeiro de 2017, e caso tal previsão se concretize pode haver adiantamento ou atraso para o evento em Santa Catarina, dependendo da ordem de cidades que sediarão a mostra.

Também não há informações ainda sobre o patrocínio cultural da mostra. A assessoria de comunicação da Arteris Autopista Litoral Sul, empresa que patrocinou a vinda da exposição de Miró para Florianópolis no último ano, ainda não confirmou o patrocínio da exposição de Gaudí.

Após anos sem ter exposições de arte internacionais de grande porte, em 2015 Santa Catarina recebeu a mostra “Joan Miró: A Força da Matéria”, que trouxe 112 obras do pintor surrealista para o Masc na Capital. Com a confirmação da vinda da exposição com obras de Gaudí, Florianópolis tem a chance de entrar no circuito das cidades que sediam grandes mostras de arte.

Modernista precursor
Antoni Gaudí i Cornet foi um dos artistas mais representativos da arquitetura modernista catalã e suas obras são objetos de estudo até hoje. O arquiteto é reconhecido por seu criativo estilo característico que explorava as formas orgânicas da natureza. Cerâmica, vidro, ferro e madeira estão entre os materiais utilizados por Gaudí, que também ficou internacionalmente reconhecido por suas grandes obras arquitetônicas ornamentais, entre elas, a “Sagrada Família”, templo católico localizado em Barcelona, na Espanha, construção que até hoje é inacabada e segue em desenvolvimento.

Gaudí também é reconhecido por esculturas de grande porte e por ser o precursor da trecandis, técnica decorativa de mosaico feita com pedaços irregulares de cerâmica. O espanhol nasceu na cidade Riudoms, na Espanha, e cursou arquitetura em Barcelona, onde morreu atropelado aos 74 anos.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Diversão

Loading...