Grupo de teatro Dromedário Loquaz celebra 35 anos com intervenções artísticas e ações

Companhia de Florianópolis foi fundada em 1981 por Isnard Azevedo e Ademir Rosa

Cristiano Prim/Divulgação/ND

Dromedário Loquaz é um dos grupos de teatro mais antigos de Florianópolis e tem mais de 20 espetáculos no currículo, entre eles, a peça “Rádio Loquaz ZYK 693 – Pausas de se ouvir”

Neste ano o grupo de teatro de Florianópolis Dromedário Loquaz comemora 35 anos de existência. Fundado em 1981 por Isnard Azevedo e Ademir Rosa, a companhia já apresentou mais de 20 espetáculos em sua trajetória. E é para celebrar as décadas de história que o Dromedário planejou uma série de intervenções artísticas e ações que serão apresentadas ao longo de 2016, que começa no próximo domingo (21) com a apresentação do projeto “Intervenções Musicais”, uma performance ao ar livre com peças solos para piano, árias operísticas e canções populares que mensalmente fará em diferentes espaços públicos de Florianópolis.

“Estamos reativando o repertório do grupo neste ano com cinco espetáculos, além de duas novas montagens. Somos um grupo forte, resistimos adversidades em um cenário desértico porque acreditamos no que fazemos. Procuramos nos renovar constantemente fazendo parcerias com outros profissionais e temos no elenco atores jovens e outros mais experientes, já aposentados. E estamos em um momento de efervescência. Acontecerão coisas novas em 2016”, afirma Sulanger Bavaresco, diretora artística do Dromedário Loquaz que integra o grupo desde 1987.

A cada edição do “Intervenções Musicais”, o Dromedário Loquaz apresentará um repertório diferente e trará cantores convidados. Neste domingo, o pianista Eugênio Menegaz e a soprano Alicia Cupani, integrantes da companhia teatral, se apresentam acompanhados do tenor Thompson Magalhães e a soprano Marta Grazziotin. “É uma proposta bem informal, para escutar música ao ar livre de maneira acessível. Queremos dar esse presente para a cidade e vamos levar o ‘Intervenções Musicais’ para diferentes praças e balneários de Florianópolis. Para este domingo, trazemos no repertório composições de Mozart e outras líricas, e outra parte mais popular, com canções da Disney e de Elton John”, adianta o pianista Menegaz, que faz parte do Dromedário desde 2006.

Atualmente, a companhia teatral Dromedário Loquaz tem núcleos especializados, como o núcleo Lírico, responsável pelo projeto “Intervenções Musicais”, o núcleo de Ações Formativas, que está com inscrições abertas para oficinas teatrais, e o recém-formado Núcleo Pé de Poesia, que se dedicará à contação de histórias infantis acompanhadas de músicas do cancioneiro popular e de leituras poéticas em escolas, praças, parques, feiras e eventos.

Sulanger Bavaresco/Divulgação/ND

Eugênio Menegaz e Alícia Cupani apresentam um dos trabalhos do “Intervenções Musicais” neste domingo (21)


Busca por sede própria

A companhia tem cerca de 20 integrantes, entre atores e equipe técnica. “O Dromedário sempre teve o foco em formação de público por meio de apresentações em espaços públicos inusitados e seguirá com esta proposta democrática”, conta a atriz Giovanna Rutkoski, na companhia desde 2001.

O grupo reapresenta neste ano os espetáculos “Rádio Loquaz ZYK 693 – Pausas de se ouvir”; “Spollium – as irmãs siamesas”; “Um deus dormiu lá em casa”; “Imagens de Ópera”; “Árias Públicas”; e realiza mais duas novas montagens, uma ópera reduzida inspirada em um texto de Shakespeare e o musical infantil “Pinocchio”. Em setembro de 2015 o Dromedário Loquaz foi declarado por lei municipal como Utilidade Pública de Florianópolis. A lei auxiliará a companhia na busca pela sede física própria.

Saiba mais sobre o grupo Dromedário Loquaz através do site www.odromedarioloquaz.wix.com/grupo-de-teatro.

O quê: Performance “Intervenções Musicais” do Dromedário Loquaz
Quando:
21/2, 17h
Onde:
Parque da Luz, Centro, Florianópolis
Quanto:
Gratuito

O quê: Oficina teatral para crianças do Dromedário Loquaz
Quando:
terças-feiras, turma 7 a 10 anos, 9h às 10h, turma 4 a 6 anos, 10h30 às 11h30
Onde:
Casa do Teatro Grupo Armação, rua dos Ilhéus, 334, Centro, Florianópolis, tel. 48 32238165
Quanto:
R$ 100 (mensalidade)

O quê: Oficina teatral para adolescentes do Dromedário Loquaz
Quando:
segundas e quartas-feiras, 9h30 às 11h30, turma de 11 a 15 anos
Onde:
Casa do Teatro Grupo Armação, rua dos Ilhéus, 334, Centro, Florianópolis, tel. 48 32238165
Quanto:
R$ 180 (mensalidade)

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Diversão

Loading...