De eclipse a duas luas cheias em um mesmo mês, veja calendário astronômico para 2020

Fenômenos astronômicos previstos para o próximo ano estão descritos no “Anuário Astronômico Catarinense”, de Alexandre Amorim, confira os principais eventos

O último eclipse da lua, que ocorreu em julho de 2019 – Foto: Flavio Tin/ND

Entre os destaques previstos para o próximo ano estão diversos perigeus — momento em que os astros encontram-se mais próximos a Terra —  de planetas, permitindo sua visualização a olho nu, duas luas cheias no mês de outubro e um eclipse lunar.

Marte, Júpiter, Vênus e Saturno poderão ser vistos a olho nu durante quase todos os meses de 2020. A previsão é apontada pelo “Anuário Astronômico Catarinense”, lançado pelo Núcleo de Estudo e Observação Astronômica José Brazilício de Souza. O periódico reúne os principais fenômenos astronômicos do ano.

Leia também:

Pelo sexto ano seguido, o livro escrito pelo servidor público Alexandre Amorim apresenta as principais previsões astronômicas para o próximo ano. Junto ao núcleo de estudos do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), ele desenvolve um projeto que visa a observação e reprodução dos acontecimentos astronômicos.

Eclipse solar poderá ser visto em Florianópolis em 2020 – Foto: Pixabay

O fenômeno do eclipse poderá ser visto nos céus de Santa Catarina apenas na etapa parcial, quando a Lua deve cobrir 55% do Sol.

Confira os principais eventos astronômicos brasileiro de 2020

Março:

Conjunção entre os planetas Marte, Júpiter e Saturno. Durante a segunda quinzena de março esses três planetas estarão juntos numa pequena área do céu, porém visíveis ao amanhecer. No dia 18 de março a Lua transitará a mesma região, situando-se num campo de apenas 2 graus junto com Marte e Júpiter.

Abril:

No dia 7 ocorrerá a principal Lua Cheia de perigeu do ano. Sim, esse é o nome apropriado para o termo “superlua”. Segundo o Anuário, a Lua passará mais próximo da Terra às 15:08, cerca de 357 mil quilômetros e mais tarde, às 23:35, ocorrerá o instante da Lua Cheia.

Maio:

Nos dias 23 e 24 teremos a conjunção entre a Lua e os planetas Mercúrio e Vênus logo após o pôr-do-sol. Recomenda-se ter o horizonte oeste livre de obstáculos.

Junho:

No dia 28 ocorrerá a Lua Crescente de perigeu. Embora menos popular do que a “superlua”, será interessante fotografar a Lua quando estiver no Quarto Crescente nessa época e comparar com o tamanho com a Lua Minguante de apogeu que, por sua vez, se dará no mês seguinte, em 12 de julho.

Julho:

Entre os dias 9 e 28 de julho será possível visualizar os cinco planetas mais brilhantes simultaneamente ao amanhecer, a saber: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Em céus bem escuros será possível discernir a olho nu o planeta Urano nessa mesma época.

Agosto:

No amanhecer do dia 9 de agosto a Lua (próxima do Minguante) passará bem na frente do planeta Marte, num fenômeno conhecido como ocultação. Para Florianópolis a Lua encobrirá Marte no intervalo das 05:12 às 06:29 hora local.

Outubro:

Teremos duas Luas Cheias num mesmo mês. Até certo tempo atrás esse fenômeno foi rotulado de forma equivocada como “Lua Azul”. Mas não é por essa causa que a Lua ficaria azul. Nas edições de 2018 e de 2019 do Anuário Astronômico Catarinense explicamos um pouco mais sobre a história desse equívoco. No entanto, a segunda Lua Cheia de outubro se dará no apogeu, isto é, ela será a menor Lua Cheia do ano.

Novembro:

Nos dias 18 e 19, ao anoitecer, será interessante apreciar a conjunção entre aLua e os planetas Júpiter e Saturno. Aliás, esses dois planetas se preparam para o ápice da aproximação aparente que se dará no dia 21 de dezembro de 2020.

Dezembro:

Além da bela aproximação envolvendo Júpiter e Saturno citada anteriormente, o destaque principal do último mês do ano, sem dúvida, será o Eclipse do Sol que ocorre no dia 14. Aqueles que desejarem vislumbrar a totalidade desse eclipse devem se deslocar até a província de Río Negro (Argentina). Aqui em Santa Catarina será possível testemunhar apenas a etapa parcial e a Lua deve cobrir no máximo cerca de 55% do Sol.

+

Diversão