Prédio onde funcionava a Prefeitura de Joinville é reformado para receber o Ippuj

Tombado como patrimônio histórico, há anos o imóvel localizado no bairro América é cogitado para uso na área de cultura

Carlos Junior/ND

Prédio da antiga Prefeitura está recebendo será ocupado pelo Ippuj

Em novembro do ano passado, quando o prefeito Udo Döhler anunciou o pacote de redução de gastos, ele explicou que o corte obedecia a três linhas. Uma delas abrange a saída das secretarias e fundações dos imóveis locados e estas adequações já começaram a ser executadas.

Uma das mudanças anunciadas será a ida da Fundação Ippuj (Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville) para o prédio onde funcionava a Prefeitura, localizado na rua Max Colin, esquina com a rua João Colin, no bairro América.

Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, ainda não há data para a mudança, mas já estão sendo feitos reparos e adequações na rede elétrica, acessibilidade e rede de informática. Com esta medida a Prefeitura pretende economizar R$ 1,1 milhão ao ano com os gastos de aluguéis.

Rogerio da Silva/Secom/divulgação/ND

Ainda não há data para a mudança, mas adequações na parte interna estão sendo feitas

O imóvel da antiga Prefeitura sempre esteve nos planos da comunidade cultural da cidade. E no final de 2014, o presidente da Fundação Cultural de Joinville, Rodrigo Coelho, em entrevista o Notícias do Dia, afirmou que o prédio em questão seria o mais apropriado para a instalação do Museu da Dança e do Teatro Municipal. “Assim como o teatro, queremos que o museu vá para a antiga Prefeitura. É o espaço ideal”, destacou o presidente na época.

O presidente do CMPC (Conselho Municipal de Política Cultural), Maycon Santos, comenta que os atores culturais da cidade já estão desgastados e que cada dia é uma nova informação que chega ao conselho.

Segundo ele, havia esperança de que o prédio fosse utilizado para a dança, devido à localização próxima a Casa da Cultura, Bolshoi e Fundação Cultural e até mesmo a sonhada faculdade de dança, que funcionaria na EEB Germano Timm, que também fica nas proximidades. “Eu não tenho mais expectativa nenhuma é muito empurra-empurra, cada dia vem alguma coisa sobre a antiga Prefeitura e a Cidadela. Nós precisamos de espaço para fluir a cultura na cidade”, ressalta.

 Um local para o cinema

 O prédio tombado como patrimônio histórico já foi sede da revendedora de automóveis Ford na década de 1950 testemunhou o ir e vir de passageiros como terminal rodoviário de Joinville e também foi sede administrativa do município, pois ali naqueles mais de 2 mil metros quadrados ficou instalada a Prefeitura por 22 anos.

Atualmente o prédio abriga o depósito da Secretaria de Educação, que será levado para outro local no bairro Boa Vista e, além do Ippuj também irá servir de almoxarifado da Secretaria de Saúde.

Em 2008 a Acinej (Associação de Cinema de Joinville e Região) foi formada com o intuito de que um centro cultural com salas de cinema, estúdio de gravação e formação no sentido de que os produtores e atores teriam um ponto de encontro, para cursos e oficinas de aprimoramento na área.

O fotógrafo Alceu Bett que sempre esteve à frente da associação, lamenta a decisão do prefeito.  “Esta decisão é uma imposição retrógrada e tudo isso me entristece, porque gerou uma expectativa. São decisões sem consulta pública, é mais uma ferramenta de fomento que perdemos”, lamenta.

Confira outras mudanças

Secretaria da Habitação

De prédio alugado para o prédio da Seinfra

Secretaria de Proteção Civil

Da Cidadela Cultural Antarctica para o Centreventos Cau Hansen

Fundação Cultural

Do Centreventos para a Cidadela Antarctica

Central de Medicamentos

De prédio alugado para a Arena Joinville

Ippuj

Da Prefeitura para o prédio da antiga Prefeitura

Secretaria de Gestão de Pessoas

De imóvel alugado para a sede da Prefeitura

Vigilância Sanitária

De imóvel alugado para sala no Edifício Manchester

Procon

Da Seinfra para a Cidadela Antarctica

Junta Militar

Da Seinfra para o Centreventos Cau Hansen

Depósito da Educação

Do depósito no prédio da antiga Prefeitura para prédio no bairro Boa Vista

Vigilância Ambiental

De prédio alugado para a Arena Joinville

Almoxarifado da Saúde

De prédio locado para o prédio da antiga Prefeitura

Cepat

De prédio alugado para o prédio que era sede do Sindicato dos Bancários

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Mudou de endereço na semana passada e atualmente funciona no histórico Palacete Niemeyer

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Diversão

Loading...