Marcos Cardoso

marcos.cardoso@ndmais.com.br A sociedade da Grande Florianópolis, os eventos culturais e as tradições da região analisadas pelo experiente jornalista Marcos Cardoso.


Retrô: papa João Paulo 2° visita Florianopólis em 1991

Fotógrafo Norton José foi um dos poucos manezinhos que teve acesso tão próximo ao pontífice

Papa João Paulo 2°, em sua segunda visita ao Brasil, passou por Florianópolis em 1991. Desfilou à noite no papamóvel por ruas centrais e pela avenida Beira-mar Norte, abarrotadas de curiosos querendo vê-lo e saudá-lo.

Lembro-me que o pontífice polonês era mais baixo do que imaginávamos, rosto redondo e vermelho, bastante sorridente. Foi uma grande expectativa a sua vinda, da mesma forma um temor: criaram uma grande estrutura no aterro da Baía Sul, remanejaram o trânsito e espalhou-se o receio de excesso de gente na cidade, o que causaria falta d’água, banheiro e hotel para tantos fiéis. O resultado foi gente de menos, ainda que a quantidade fosse expressiva.

No encontro ecumênico no Colégio Catarinense, apenas três fotógrafos puderam entrar: o do Vaticano; o da Presidência da República, Sérgio Lima, que fez a foto; e o do governo do Estado, Norton José; que segura a mão do papa.

Papa João Paulo 2° e Norton José - SÉRGIO LIMA/DIVULGAÇÃO/ND
Papa João Paulo 2° e Norton José – SÉRGIO LIMA/DIVULGAÇÃO/ND

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...