Convênio entre IGP e prefeituras vai agilizar emissão de carteiras de identidade na região Norte

Objetivo da medida é diminuir a fila para obtenção do documento em Joinville e cidades abrangidas pela Agência de Desenvolvimento Regional

Ana Paula Keller/divulgação/ND

Diretor do IPG, Paulo Henrique Santos; a gerente da mesorregião do IGP, Suellen Pericolo e representantes das oito prefeituras da região estiveram reunidos na sede da ADR

 Para agilizar a confecção da carteira de identidade em Joinville e região algumas mudanças estão sendo implantadas pelo IGP (Instituto Geral de Perícias). Uma delas é um convênio com os municípios da região para emissão dos documentos. Na tarde desta quarta-feira, uma reunião na ADR (Agência de Desenvolvimento Regional) discutiu a proposta.

“Nosso objetivo é descentralizar a confecção de carteiras de identidade para alguns municípios e dessa forma resolver o problema com filas em Joinville e conseguir confeccionar maior número. Faremos convênios padrões no qual daremos o suporte técnico e treinamento e os municípios entram com a estrutura física e funcionários”, explica o diretor do Instituto de Identificação do IGP, Paulo Henrique Santos.

Em Araquari, por exemplo, o cidadão pode ter acesso ao documento de identificação na própria cidade. “Nós já fazemos a carteira de identidade, mas a digitalização ainda é no IGP, então, com o convênio vamos ter autonomia e será melhor para a nossa população”, avalia o secretário de Negócios de Governo, Adelson Westrupp. Em outras cidades, como Garuva, o prefeito José Chaves sinalizou que fará a parceria.

Em Joinville são confeccionados 170 documentos por dia. Cem são feitas na Delegacia Regional de Polícia Civil com entrega de senha e outras 70 no IGP – sendo 50 com agendamento via site e 20 por encaixe. “Com o incremento de efetivo previsto, a emissão de carteiras em Joinville passará a ser feita por nós, mas haverá somente agendamento via site”, explica Suellen Pericolo.

O IGP está presente em 32 cidades do Estado, e na avaliação do diretor do órgão, e para chegar a todos os municípios o apoio das prefeituras é importante. “Um convênio com as cidades contribui de duas formas porque facilita bastante para a população que não vai precisar se deslocar de uma cidade para outra e porque dará mais agilidade ao serviço”, conclui Santos.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Documentos

Loading...