Ministro astronauta usa compromisso oficial para passar férias nos EUA

Marcos Pontes também teria utilizado seu passaporte diplomático para driblar as restrições a viajantes do Brasil por causa da pandemia de Covid-19

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, teria usado um compromisso oficial de sua agenda para driblar restrições a viajantes do Brasil e passar férias em Houston, cidade no Texas, nos Estados Unidos, onde moram sua esposa e seus dois filhos.

O Ministro teria tirado dez dias de férias após seguir para compromisso oficial – Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O compromisso ocorreu em setembro e, após a agenda, Pontes conseguiu desfrutar de dez dias de férias no exterior sem gastar com passagens aéreas, uma vez que os deslocamentos foram custeados com recursos públicos. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

Além disso, Pontes teria driblado as restrições aos brasileiros nos EUA devido à pandemia de Covid-19. Em maio, diante do aumento de casos no Brasil, o presidente Donald Trump proibiu a entrada de estrangeiros nos Estados Unidos, incluindo brasileiros, que tivessem estado no Brasil 14 dias antes. Na época, o Brasil registrava cerca de 23 mil mortos. Hoje, o total se aproxima de 160 mil.

O impedimento não se aplica a quem tem passaporte diplomático. Com base nessa regra, Pontes aproveitou sua agenda na Universidade Rice, em Houston, no dia 4 de setembro, para entrar nos Estados Unidos com passaporte diplomático. Segundo a reportagem, oficialmente, o ministro iria visitar universidades “com a finalidade de iniciar processos de parceria”.