É aposentado ou pensionista do INSS? Veja 5 dicas de como usar o 13º salário antecipado

Na última semana, o presidente e o ministro Paulo Guedes anunciaram a antecipação do benefício; medida deve injetar R$ 50 bilhões na economia

Em medida anunciada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, na última semana, o governo federal decidiu pela antecipação do pagamento do 13º salário a aposentados e pensionistas do INSS.

Pagamento da primeira parcela do 13º salário deve ocorrer em abril – Foto: Cristiano Estrela/Secom/Divulgação/NDPagamento da primeira parcela do 13º salário deve ocorrer em abril – Foto: Cristiano Estrela/Secom/Divulgação/ND

A medida, que ocorre pelo segundo ano consecutivo e será paga em abril, deve injetar cerca de R$ 50 bilhões na economia brasileira para amenizar a crise causada pelo novo coronavírus. Mas e você, já sabe o que fazer com o dinheiro? O ND+ listou cinco dicas de como utilizar o 13º salário.

Se houver dívidas a quitar, use o 13º salário: esse é um momento para quitar as dívidas que você tem, principalmente com financiamentos e cartões de crédito. Se a dívida for logo quitada, vai liquidar também os temidos juros do cartão de crédito, tão elevados.

Não faça mais dívidas: muita gente aproveita o dinheiro a mais para comprar. É importante pensar se vale a pena fazer essa compra e manter os gastos sempre equilibrados. Não fazer novas dívidas nesse momento, observando as prioridades, é fundamental para a saúde financeira.

Faça orçamento mensal e anual: ao se planejar mês a mês, você pode planejar estrategicamente os gastos e otimizar a aplicação do 13º.

Dinheiro para eventualidades: o 13º salário não deve ser utilizado apenas para pagamento de dívidas e compras. Há imprevistos como problemas mecânicos, de saúde, necessidades financeiras que podem demandar uma despesa inesperada do seu orçamento. Guarde parte do dinheiro do 13º e crie um fundo de emergência.

Descontos no 13º salário: é importante lembrar que no 13º salário incidem descontos de vários tipos como Imposto de Renda e INSS, por exemplo. Dessa forma, sempre considere esses descontos para o planejamento dos gastos.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Economia Brasileira