Banco Central do Brasil muda o termo Open Banking para Open Finance; entenda

A instituição já começou a implantar a quarta fase do open banking; você ou sua empresa já sabem dos benefícios desta nova ferramenta?

O Banco Central do Brasil começou a implantar a quarta fase do open banking em 4 de março deste ano, chamada open finance. Você ou a sua empresa já sabem como atuar neste novo cenário financeiro?

Banco Central do Brasil implanta quarta fase do open banking – Foto: Wilson Dias/Agência Brasil/NDBanco Central do Brasil implanta quarta fase do open banking – Foto: Wilson Dias/Agência Brasil/ND

Agora, bancos, seguradoras e demais empresas de serviços financeiros entraram no jogo e podem “trocar dados”, caso o cliente permita, com o objetivo de encontrar melhores condições de negociação. Dessa forma, o novo sistema financeiro está cada vez mais aberto e transparente.

Mas quais os benefícios?

Por exemplo, se a sua empresa está precisando de capital de giro, em uma única plataforma você consegue visualizar as melhores taxas e prazos para a sua necessidade.

Agora, caso você esteja precisando financiar o seu carro, motocicleta ou caminhão também vai poder fazer uma simulação das parcelas em uma única plataforma.

Quer comprar um consórcio? Mesma coisa: em uma única plataforma vai poder encontrar a melhor opção disponível no mercado.

O mesmo raciocínio cabe para os seguros, sendo que nesse caso você pode fazer primeiro um diagnóstico de quais seguros você já possui e se eles são suficientes para cobrir os seus sinistros. Ou ainda fazer uma análise de todos os seguros que a sua empresa ou pessoa física precisam para ficar assegurados de forma correta e com um custo menor.

O Banco Central do Brasil vêm trabalhando forte e com transparência, isso vai mudar a forma de consumir produtos e serviços financeiros.

Seja qual for o seu objetivo, conte comigo!

Márcio Godoy – Personal Banker Membro da Franq Open Banking

Loading...