Bolsa de valores brasileira adquire empresa de tecnologia de SC por quase R$ 2 bi

Especialista em análise de dados e inteligência artificial, Neoway Tecnologia Integrada Assessoria e Negócios foi adquirida pela bolsa brasileira, a B3

A B3, bolsa de valores brasileira, informou na última segunda-feira (18) que fechou o contrato de compra para adquirir o capital social da Neoway Tecnologia Integrada Assessoria e Negócios, uma empresa catarinense de tecnologia especializada análises de dados e inteligências artificiais.

A venda foi feita por R$ 1,8 bilhão. Em nota enviada à CVM (Comissão de Valores Mobiliários), a empresa disse que os recursos são provenientes do caixa livre da B3. Apesar disso, a compra ainda será submetida à aprovação de uma assembleia geral extraordinária de acionistas.

Bolsa de Valores do Brasil adquire companhia especialista em análise de dados – Foto: Pixabay/Divulgação/NDBolsa de Valores do Brasil adquire companhia especialista em análise de dados – Foto: Pixabay/Divulgação/ND

O fechamento da operação está sujeito à implementação de determinadas condições precedentes usuais nesse tipo de transação, incluindo sua aprovação pela CVM e pelo CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Segundo a B3, a aquisição da Neoway está em linha com a estratégia de desenvolver produtos de dados e analytics para os mercados financeiro e de capitais, bem como de crédito e varejo, atendendo tanto clientes financeiros quanto clientes de outros mercados.

“Essa nova aquisição nos permitirá unir, de um lado, a experiência da Neoway em coletar, analisar e organizar dados de diferentes fontes, gerando valor agregado para clientes com produtos inovadores, e de outro lado, o capital, credibilidade e dados sobre mercado de capitais, veículos, imóveis e outros que só a B3 tem. Dados e analytics têm sido uma fonte crescente de receita para bolsas internacionais”, destaca o CEO da B3, Gilson Finkelsztain.

Enquanto isso, o CEO da Neoway, Kadu Monguilhott, afirma que “a Neoway e a B3 compartilham valores e visões, incluindo nosso compromisso com um modelo de gestão que conte com diversidade, criatividade e inovação. Mais importante ainda, nos alinhamos em torno de uma ambição comum: a de escrever a história do mercado de dados no Brasil, com o propósito de democratizar dados e analytics e mover a economia”.

*Com informações da Agência Estado

+

Economia Brasileira

Loading...