Conheça as vantagens de contratar um plano de previdência privada para crianças

A educação financeira e o planejamento previdenciário têm entrado cada vez mais cedo na vida das pessoas, inclusive na infância. Um reflexo disso é a contratação de planos de previdência privada para crianças. Familiares que realizam planejamento financeiro têm identificado essa opção como a melhor alternativa para investir no futuro das crianças. Conheça histórias de famílias que apostaram nessa forma de investimento.

Plano de previdência privada na infância

Com 3 anos de idade, a aposentadoria da pequena Maria Luiza, de Tubarão, está garantida. O pai dela, o advogado Charles Conceição, contratou um plano de previdência privada assim que ela nasceu. “Eu não sei o que vai acontecer lá na frente e ela vai ter a opção de escolha. Se ela quiser investir o dinheiro, se ela quiser continuar com a previdência, pagando ou quiser tirar o dinheiro porque tem essa opção também”, diz.

Advogado Charles Conceição de Tubarão, que contratou o plano de previdência do OABPrev para a filha – Foto: Reprodução/NDTVAdvogado Charles Conceição de Tubarão, que contratou o plano de previdência do OABPrev para a filha – Foto: Reprodução/NDTV

O principal atrativo encontrado por Charles foi a rentabilidade. “Nós pensávamos em fazer uma poupança e talvez ir depositando né, como os antigos ensinaram. E fazendo os cálculos eu vi que a previdência seria muito mais lucrativa e já pensando na faculdade, nos estudos”.

Lições de equilíbrio financeiro de mãe para filha

”A minha mãe sempre me ensinou assim, quando eu ganhava alguma mesada, algum dinheiro de natal, ou de presente de aniversário, eu não usava ele todo, eu guardava porque quando eu precisasse, ou caso eu encontrasse alguma coisa que eu quisesse muito, eu teria esse dinheiro. Então, a minha previdência é a mesma coisa”, diz Julia Mariot Zanellato, estudante de administração de 24 anos, que tem o plano de previdência privada desde os 9 anos.

Preparação para o futuro: Julia estuda administração e pretende seguir carreira na área de gestão em saúde – Foto: Reprodução/NDTVPreparação para o futuro: Julia estuda administração e pretende seguir carreira na área de gestão em saúde – Foto: Reprodução/NDTV

A mãe de Julia, que é advogada, contratou para a filha o plano da OABPrev-SC, que é específico para a advocacia. “Foi importante minha mãe fazer pra mim já pensando no meu futuro porque hoje eu vejo como isso no futuro vai me dar uma segurança financeira para complementar a minha renda”, diz Julia, que foi a primeira criança a ter o plano contratado na OABPrev, há 15 anos.

Plano de previdência faz parte do planejamento do futuro

“Os pais são os primeiros educadores, a família é a primeira escola e a educação financeira previdenciária é fundamental. Começa da base”, diz Marion Elisabete da Silva, que é conselheira do OABPrev-SC e contratou um plano para a sobrinha de 9 anos. 

Conselheira do OABPrev-SC diz que família é a base para ensinar gestão financeira – Foto: Reprodução/NDTVConselheira do OABPrev-SC diz que família é a base para ensinar gestão financeira – Foto: Reprodução/NDTV

Além da rentabilidade, o plano de previdência também oferece segurança para adversidades. É o caso de invalidez ou pensão por morte. “Quando você contrata um plano de previdência privada, você também contrata um plano de seguros porque o plano de previdência, ele é completo. Ele pensa na segurança da família como um todo. Não só quanto ao investimento, de segurança, de uma rentabilidade. Ele entrega um produto altamente rentável e um investimento que vai te dar segurança financeira no futuro”, diz.

Ferramenta para planejamento

Os valores das mensalidades são flexíveis e podem ser calculados online através de uma simulação. O simulador de renda do OABPrev-SC permite mensurar o valor a ser recebido. Não é obrigatório fornecer os dados, nem preencher cadastro para acessar o serviço. Basta informar o tempo de contribuição, o valor mensal e a idade em que gostaria de começar a receber o benefício. A ferramenta é útil para a tomada de decisão e mostra gráficos que dão a dimensão do rendimento do valor aplicado ao longo dos anos.

– Foto: OABPrev-SC– Foto: OABPrev-SC

Mais de 200 mil pessoas investem nos 30 planos de previdência complementar oferecidos em Santa Catarina. No último ano, os fundos da previdência privada reportaram um rendimento médio de 11,1%.  A rentabilidade fez a previdência privada virar o segundo investimento mais popular do Brasil, depois da poupança.

“Se eu desejo prosperidade, se eu desejo que o meu filho tenha sucesso na vida, se eu desejo que essa pessoa tenha equilíbrio, se eu desejo que essa pessoa tenha segurança na vida, desde cedo eu tenho que habituá-lo a tratar de frente com o dinheiro”. 

Marion Elisabete da Silva
advogada, conselheira do OABPrev-SC

+

OAB Prev SC

Loading...