Consulta ao 13º salário é liberada para beneficiários do INSS; veja valores e datas

Consulta pode ser feita aplicativo Meu INSS, em IOS ou android, ou pelo site do governo federal

Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) estão aptos a consultar o extrato de valores e as datas em que irão receber o pagamento do décimo terceiro salário. A consulta pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, tanto para iOS quanto Android, ou pelo site.

Instituto Nacional do Seguro Social divulgou antecipadamente a consulta aos extratos e valores do décimo terceiro salário – Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Divulgação/NDInstituto Nacional do Seguro Social divulgou antecipadamente a consulta aos extratos e valores do décimo terceiro salário – Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Divulgação/ND

Em março deste ano, um decreto foi assinado para antecipar o décimo terceiro, sendo este o terceiro ano seguido em que isso acontece. Quem é aposentado ou pensionista geralmente recebia os pagamentos em agosto e dezembro.

Entretanto, desde 2020, o pagamento vem ocorrendo antecipadamente por causa da pandemia de Covid-19. De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, o pagamento deste ano antecipará R$ 56,7 bilhões na economia brasileira.

De todo o valor, R$ 28,35 bilhões correspondem à primeira parcela, que será paga entre o fim de abril e o início de maio. O restante corresponde à segunda parcela, que será paga no fim de maio e início de junho. Grande parte dos aposentados e pensionistas receberá 50% dos valores já na primeira parcela.

A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro e terá o valor calculado proporcionalmente. Além disso, os segurados que recebem o benefício por incapacidade temporária também receberão uma parcela menor do décimo terceiro, calculada de acordo com a duração do benefício.

Por lei, os segurados que recebem benefícios assistenciais, como o Auxílio Brasil, não têm direito ao décimo terceiro salário.

+

Economia Brasileira

Loading...