Moacir Pereira

Notícias, comentários e análises sobre política, economia, arte e cultura de Santa Catarina com o melhor comentarista politico de Santa Catarina. Fundador do Curso de Jornalismo da UFSC. Integrante da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, é autor de 53 livros publicados.


Economia Brasileira: as excelentes notícias da retomada

Dados surpreendem mercado e analistas financeiros e econômicos

A semana termina com um cenário de boas surpresas sobre a retomada da economia e as perspectivas de crescimento pós-pandemia.

As principais, sem dúvida, estão relacionadas com as novas possibilidades de aumento do PIB. Analistas do mercado erraram feio com o produto interno bruto para este ano e já alterar as precipitadas previsões.

Taxas de juros estão estabilizadas – Foto: Arquivo/Marcello Casal Jr/Agência Brasil/NDTaxas de juros estão estabilizadas – Foto: Arquivo/Marcello Casal Jr/Agência Brasil/ND

As melhores referências sobre o futuro da economia inflaram os números. Fala-se agora que o PIB vai crescer este ano entre 4% e 5%. O Goldman Sachs, por exemplo, prevê até 5,5%. Se tal acontecer dois fenômenos são previsíveis: um positivo, pois elevará o PIB também em 2022; e outro negativo, com a infraestrutura, o que pode frear a demanda.

Outros dados são surpreendentes no meio desta calamitosa pandemia: as taxas de juros estão estabilizadas, o dólar continua em queda, a bolsa de valores bateu novo recorde histórico, a construção civil começa a bombar, o comércio está com 11,6% no índice de confiança, as exportações de frutas cresceram 21,3%, a produção mineral aumentou 15% este ano, e por aí vai.

O programa de vacinação também avança. O Brasil, com mais de 100 milhões de doses aplicadas, já é o quarto maior do mundo.

Aqueles que se especializaram nas noticias negativas e preferem falar do aumento do número de mortes pela Covid-19 dão as costas para esta nova realidade surpreendente e promissora.

São rotulados de política de funerária e imprensa de necrotério.

*

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.