Empresa de SC está entre as dez maiores do Brasil; veja ranking

Confira o ranking das dez maiores empresas do Brasil; uma delas é de SC

Entre as dez maiores empresas do Brasil, uma é de Santa Catarina (SC), segundo publicação da Visual Capitalist, editoria focada em mercados, tecnologia, energia e economia global.

weg em jaraguá do sul Sede da Weg em Jaraguá do Sul, no Norte catarinense.  – Foto: Carlos Júnior/Divulgação ND

O site lembrou que, em 2009, as economias emergentes da época do Brasil, Rússia, Índia e China realizaram suas primeiras cúpulas formais como membros do BRIC (com a adesão da África do Sul em 2010).

Juntos, os BRICS representam 26,7% da terra e 41,5% de sua população. Pela classificação do PIB, esses países também são algumas das economias mais poderosas do mundo. E quem sustenta esse pilar são as 10 maiores empresas em cada país.

facada do wegWeg está em período de silêncio e, por isso, não pode se manifestar a respeito do ranking. – Foto: Carlos Júnior/Divulgação ND

No Brasil, destaque para a catarinense Weg, voltada à engenharia industrial. A Weg, com sede em Jaraguá do Sul, Norte do Estado, é uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo. Está em sexto lugar com valor de mercado estimado em 29,43 bilhões de dólares.

A reportagem tentou falar com a Weg, mas como a empresa está em ‘período de silêncio’ (intervalo de tempo em que a empresa que está abrindo o capital não pode divulgar a oferta pública inicial na mídia). Ou seja, a Weg não poderá conceder qualquer entrevista antes da divulgação dos resultados (Bolsa de Valores).

Multinacional com presença ao redor do mundo – entre fábrica se filiais, a Weg tem hoje cerca de 33,4 mil colaboradores.

Lembrando que o Brasil é o sexto país mais populoso do planeta e o maior da América Latina. É também o mais rico do continente, com a 12ª maior economia do mundo. Hoje, é um dos 10 maiores exportadores de aço industrial, com a força econômica do país voltada, principalmente, a recursos naturais e financeiros.

Abaixo, as maiores empresas públicas do Brasil por capitalização de mercado em outubro de 2021:

ranking das dez maiores empresas do brasil

No topo do ranking está a Vale, gigante da mineração e metais que é a maior produtora mundial de minério de ferro e níquel. Também operadora de infraestrutura, incluindo hidrelétricas, ferrovias e portos, é considerada a empresa mais valiosa da América Latina.

A Vale e a segunda empresa  – Petróleo Brasileiro – , maior produtora de petróleo do Brasil, são ex-empresas estatais que foram privatizadas na década de 1990.

Finanças

Cinco das dez empresas com valor de mercado acima de US$ 20 bilhões estão no setor financeiro. Entre elas, estão o Itaú Unibanco, o maior banco do Hemisfério Sul, e o Banco Santander Brasil, subsidiária brasileira da espanhola finance corp.

Outra empresa bem conhecida é a cervejaria Ambev, uma empresa brasileira dedicada à produção de bebidas, entre as quais cervejas, refrigerantes, energéticos, sucos, chás e água. A Ambev é uma importante peça do rolo compressor da bebida belga Anheuser-Busch InBev, que é uma das 100 maiores empresas do mundo.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Economia Brasileira

Loading...