Márcio Godoy

Conteúdo especial • Tudo sobre serviços e produtos financeiros, não cair em roubadas, dicas e sugestões, open banking, universo digital, cenários econômicos, suas oportunidades e muito mais, seja bem-vindo!


Gestão de tempo e produtividade: qual o impacto financeiro para as empresas e as pessoas?

Tempo, produtividade e vida financeira são questões de sobrevivência no seu dia a dia; veja algumas dicas para equilibrá-las

A vida pessoal e financeira sempre vai estar atrelada à vida profissional, não tem como separar uma das outras. Assim, ou você tem uma organização do seu tempo ou terá sérios problemas no futuro com a sua saúde mental e com a sua saúde financeira.

A gestão do tempo tem impacto direto na sua saúde mental e financeira – Foto: DivulgaçãoA gestão do tempo tem impacto direto na sua saúde mental e financeira – Foto: Divulgação

É importante  ter o seu cronograma de tempo diário, por exemplo:

  • Acordar  às 6h – antes de sair da cama fazer um breve alongamento, em seguida fazer 30 minutos de exercício;
  • 7h – tomar café e tentar conversar com os seus familiares para organizar o dia a dia da semana.
  • 8h – iniciar os trabalhos, eleger as 10 maiores prioridades e buscar soluções ou declinar, dizendo ‘não posso, não tenho, não sei, não conheço’. Enfim, foque nos assuntos que são a prioridade do dia.
  • Das 12h às 13h – almoçar de forma saudável, evitando frituras, lanches, etc.
  • Entre 13h e 14h – abrir as redes sociais, responder a todos, ler as notícias mais relevantes, anotar tendências: momento internet e informações.
  • Das 14h às 16h – Planejamento de atividades e resultados levando em consideração a correlação entre o equilíbrio de vida e a produtividade.
  • Das 16h às 16h30 – pausa para aquele café da tarde, rápido e simples.
  • Das 16h30 até às 17h – é importante estudar novos cursos ou temas importantes para a sua capacitação pessoal, por exemplo: Ferramentas de gestão do tempo, que pode ser:
    – PDCA – tem como objetivo auxiliar a execução da estratégia;
    – Método Pomodoro – Trata-se de uma ferramenta simples e eficaz para que você gerencie o seu tempo;
    – 5w2h – reduza incertezas, ganhe produtividade e aprenda como fazer um plano de ação;
    – Lei de Parkinson – a curiosa norma social que explica por que não temos tempo para nada;
    – Método GTD – como utilizar em sua organização pessoal.

No período após o trabalho é importante namorar, estudar, frequentar associações de classe, grupos de amigos, ser voluntário de algum programa na sua cidade, ir ao cinema, teatro, exposições de artes plásticas, fazer cursos online, se dedicar ao hobby de sua preferência, praticar o ócio criativo. Enfim, buscar crescimento pessoal através da sociabilidade, cultura, esporte e lazer.

Importante também reservar um tempo para sua organização financeira, despesas, receitas, investimentos, onde economizar com seus hábitos, conhecer formas de riquezas e dormir oito horas por dia com o celular desligado.

Se você faz isso ou se pretende seguir essa linha, saiba que a sua vida financeira e sua saúde mental vão agradecer.

Em resumo, praticar esportes, eleger prioridades, resolver e dar andamento nos assuntos, saber dizer não e fazer uma alimentação saudável é o mínimo para o seu equilíbrio pessoal, mental e financeiro.

Seja qual for o seu objetivo, conte comigo!

Márcio Godoy – Personal Banker Membro da Franq Open Banking

Loading...