Moacir Pereira

moacir.pereira@ndmais.com.br Notícias, comentários e análises sobre política, economia, arte e cultura de Santa Catarina com o melhor comentarista politico de Santa Catarina. Fundador do Curso de Jornalismo da UFSC. Integrante da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, é autor de 53 livros publicados.


Glauco Olinger recebe Comenda do Mérito Agronômico Brasileiro nesta terça-feira

Ex-ministro Alysson Paulinelli faz a conferência de abertura hoje no Centrosul, em Florianópolis

O 32º Congresso Brasileiro de Agronomia, que se realizará no Centrosul, em Florianópolis, de 19 a 22 de outubro, terá um evento solene e especial nesta terça-feira (19), a partir das 19 horas. A concessão da Comenda do Mérito Agronômico Brasileiro ao engenheiro agrônomo Glauco Olinger, que completou recentemente 99 anos de idade.  É uma das maiores expressões da agronomia e da agropecuária catarinense e brasileira.

Glauco receberá a maior condecoração da agronomia brasileira – Foto: NDMaisGlauco receberá a maior condecoração da agronomia brasileira – Foto: NDMais

O ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, que proferirá a palestra de abertura, também receberá a mesma condecoração.

Ele foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz devido ao trabalho de impulsionamento do agronegócio brasileiro, quando criou e foi o líder da revolução agrícola tropical sustentável que transformou o Brasil em potência agroalimentar global e trouxe novos horizontes para a segurança alimentar mundial e o desenvolvimento sustentável de países do cinturão tropical nos anos 1970.

Ex-ministro foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz – Foto: ArquivoEx-ministro foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz – Foto: Arquivo

Antes de ser ministro, Paolinelli, nascido em Bambuí (MG), teve passagens na Secretaria de Agricultura de Minas Gerais, onde lutou pela modernização do campo e da produção alimentar, que recebeu reconhecimento inclusive de Norman Borlaug, considerado “pai” da Revolução verde e que foi ganhador do Nobel da Paz em 1970. Além disso, Paolinelli tem no currículo o prêmio World Food Prize, de 2006.

Em 2010, foi escolhido presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho e passou a presidir o Fórum do Futuro, iniciativa voltada ao debate de uma agricultura sustentável, com foco na ciência, pesquisa, inovação e tecnologia. Em 2019, foi nomeado embaixador da Boa Vontade do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, além de muitos outros.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...