Moacir Pereira

Notícias, comentários e análises sobre política, economia, arte e cultura de Santa Catarina com o melhor comentarista politico de Santa Catarina. Fundador do Curso de Jornalismo da UFSC. Integrante da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, é autor de 53 livros publicados.


Impactante: gás natural vai aumentar 70% em apenas quatro meses

Reajuste de 39% anunciado pela Petrobrás soma-se a outro de 31% em janeiro

Impactante, inexplicável e terrível para todo o conjunto da economia catarinense e brasileira.  A Petrobrás anunciou um novo reajuste de 39% no preço do gás natural, a partir de 1º de maio.  Há menos de quatro meses já elevada o preço do produto em 31%.

Em Santa Catarina a previsão é de reajuste médio de 30%. O valor a ser repassado depende da Aresc.

O presidente da Federação das Indústrias (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, manifestou a grande preocupação da indústria catarinense, exatamente porque já teve um reajuste de 31% em janeiro na tarifa do insumo.
O presidente da Câmara de Assuntos de Energia da FIESC, Otmar Muller, lembra que atualmente a Petrobras é a única fornecedora de gás no Brasil. “A estimativa é que o insumo vai ficar em torno de 30% mais caro para o setor a partir de maio. Mas precisamos lembrar que em janeiro já tivemos um aumento de 31% na tarifa do gás em Santa Catarina. Nenhuma empresa faz seu planejamento anual contabilizando uma alta tão expressiva num insumo que é essencial e que, em muitos setores, chega a representar 25% do custo de produção. Um reajuste nessas proporções põe a indústria em alerta”, afirmou Muller. “

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.