Mais pesado que maior baleia do mundo, equipamento fabricado em Blumenau vai para África

Transformadores que pesam 348 toneladas serão exportados para a África do Sul

A empresa blumenauense WEG produziu um transformador que pesa, no total, 696 toneladas. O peso é equivalente a cerca de três baleias-azuis e meia – o maior animal do mundo.

O maior transformador já produzido pela blumenauense WEG tem duas máquinas com 348 toneladas cada e será enviado para a África – Foto: Divulgação/WEGO maior transformador já produzido pela blumenauense WEG tem duas máquinas com 348 toneladas cada e será enviado para a África – Foto: Divulgação/WEG

O transformador, composto por  duas máquinas de 348 toneladas cada, foi produzido na unidade fabril de Blumenau e será exportado para a África do Sul.

Segundo informações da empresa, o transformador será incorporado ao sistema elétrico de transmissão de energia no sul do continente africano. A intenção é aliviar a atual escassez de energia na região, contribuindo diretamente para o desenvolvimento da economia local.

São transformadores com potência de 500.000 kVA, na classe de tensão 400.000 V, os maiores já produzidos pela WEG.

A título de comparação, a maior baleia-azul já registrada no planeta Terra tem o peso de 190 toneladas. Seriam preciso pelo menos três exemplares deste mesmo tamanho para se aproximar do peso dos equipamentos produzidos em Blumenau.

O maior animal do mundo é a baleia-azul (foto), e a maior baleia-azul já encontrada pesa 190 toneladas – um terço do peso do equipamento produzido pela WEG – Foto: Divulgação/Australian Antarctic DivisionO maior animal do mundo é a baleia-azul (foto), e a maior baleia-azul já encontrada pesa 190 toneladas – um terço do peso do equipamento produzido pela WEG – Foto: Divulgação/Australian Antarctic Division

A primeira unidade será embarcada ainda no início de abril. Já a segunda segue em maio. A complexa logística de transporte até o destino final é estimada em 60 dias.

Na África, além de outras operações importantes, a WEG possui duas unidades fabris de transformadores, ambas localizadas nas imediações da cidade de Johanesburgo, na África do Sul.

“A WEG reforça sua posição no mercado local com a entrega pontual destes transformadores de 500 MVA, necessários para amenizar a escassez de energia vivida na região. O trabalho realizado, envolvendo participação da nossa equipe da África do Sul, reafirma o compromisso da WEG com o desenvolvimento de nossos colaboradores e transferência de competências, e consequentemente com o desenvolvimento do país”,  afirma Jan-Frederik Viljoen, principal executivo WEG das unidades de transformadores na África do Sul.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Economia Brasileira