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Na hora de comprar, compras on-line ou em lojas físicas?

Quem é você na hora de comprar? Prefere compras on-line ou em lojas físicas? Confira os pontos positivos e negativos de cada uma delas

Me contem, vocês preferem fazer compras on-line ou em lojas físicas?

Há dez anos, a ideia de comprar uma roupa sem antes provar para ver o caimento, os modelos e também tocar no tecido para ver a qualidade, era um tanto quanto improvável. O varejo de moda digital, os e-commerces, começaram com  preços bem baixos (menos riscos para não errar na compra, até porque não conheciam a modelagem e nem a política de troca, se ia demorar ou não).

As grandes marcas demoraram a acreditar no potencial do e-commerce. Os que se adaptaram em grande parte ofereciam peças com desconto, em liquidação ou de coleções antigas, tipo ponta de estoque.

Aqui no Brasil, as vendas via e-commerce que decolaram primeiro foram no setor de calçados, pelo fato de sabermos certinho nossas numerações. Depois começou a se expandir para as compras de vestuários, e hoje em dia o que bomba muito mesmo e teve um crescimento gigantesco, pois não se necessita provar é a compra nos e-commerce de acessórios,  no setor cama, mesa e banho, beauty care e artigos para casa como velas, quadros, etc.

Compras on-line, esse é o futuro da geração millennials. – Reprodução/Pinterest/Money Making Ideas (@makemoney2030)Compras on-line, esse é o futuro da geração millennials. – Reprodução/Pinterest/Money Making Ideas (@makemoney2030)

Com a chegada da pandemia, o fechamento do comércio e o distanciamento social, a digitalização do varejo de moda foi acelerada ao extremo. Devido à Covid-19, o e-commerce brasileiro de moda cresceu 95,27%, em 2020 (Conversion).

Muitas lojas físicas fecharam, shoppings fechados por um tempo e quando foram abertos com tempo reduzido, e muitos que não eram adeptos às compras via e-commerce começaram a entrar nessa onda.

De um modo geral, os e-commerces hoje em dia possuem uma política de troca de 30 dias, muitas vezes com frete grátis, com possibilidade às vezes de parcelar em até 12x, o que lojas físicas geralmente não faziam. Muitos oferecem pacotes para presente, caso você queira comprar um presente sem sair de casa e até o cartão pode ser escrito e você pode mandar entregar no endereço de quem irá presentear. Fato, o setor do e-commerce está no seu auge!

Agora vamos aos prós e contras: ON-LINE X LOJA FÍSICA

ON-LINE

Pontos positivos:

  1. Comodidade: não precisa sair de casa. Basta um computador ou celular, e pode comprar a hora que quiser, até de madrugada.
  2. Privacidade: ninguém vê o que você compra.
  3. Comprar o que quer – ou seja, não é influenciado por um vendedor ou vendedora. Só compra realmente o que amou e está na frente da sua tela.
  4. Variedade – Sem gastar dinheiro em deslocamentos tem acesso a todas as lojas que pretender, sejam nacionais ou estrangeiras.
  5. Preço apelativo – Sabia que há promoções exclusivas para vendas online? Sim, há. E muitas vezes quando se cadastra nos sites tem descontos na primeira compra, além de ficar recebendo as promoções.

Pontos negativos:

  • Impossível experimentar – Não pode provar nem tocar no tecido, então nem tem noção da qualidade, a não ser que já seja de uma marca conhecida sua.
  • Custos de envio – Embora haja promoções exclusivas para compras online, sempre tem que pagar o frete, então é bom se ligar na soma para ver se vale a pena.
  • Tempo de espera – Compra é a jato mas a entrega não! Nunca vai chegar na hora, e quanto mais rápido para chegar mais caro é o frete cobrado, além de correr o risco de ser extraviado, mas essas chances são baixas.
  • Trocas dificultadas – A troca não é imediata como numa loja física, e nem gratuita, na maior parte dos casos, pagando uma taxa para devolver o artigo.
  • Forma de pagamento – Muitos sites só aceitam cartões de crédito, mas hoje em dia muitos aceitam PIX e boletos bancários!

LOJA FÍSICA

Pontos positivos:

  • Experiência: só na loja física você pode ter uma experiência completa com o produto. Provar, ter a percepção do material/tecido, o toque, o perfume, além de se olhar no espelho e falar é isso que eu quero!
  • Entrega: da loja física você já sai com o produto em mãos, pronto para ser utilizado com toda a comodidade, segurança e sem atrasos de entrega.
  • Atendimento: atendimento pessoal, personalizado, próximo e competente. Muitas vezes você vai à procura de uma peça e quem lhe atende mostra várias formas de utilizar esta peça, valorizando-a. Além do que em lojas físicas sempre tem aquele cafezinho que é oferecido e uma água bem gelada!
  • Negociação: existe a possibilidade de negociar descontos, ofertas, condições especiais de pagamento e parcelamento, tudo diretamente com o vendedor em uma boa conversa.
  • Diversão: Faz parte de um programa divertido, que muitas vezes você pode ir acompanhado de outra pessoa. Pode virar um passeio, um momento de lazer, que até mesmo pode acabar virando um almoço, café ou cinema.

Pontos negativos:

  • Deslocamento: ir até a loja para provar e se chegar lá e não gostar de nada.
  • Estacionamento: muitas lojas não tem onde estacionar, e se for em Shopping, tem que arcar com os custos do estacionamento.
  • Atendimento ruim: muitas vezes você está dentro de uma loja, apenas para olhar e chega uma vendedora para lhe atender que quer te empurrar certas coisas que você não gosta, e fica uma situação chata.

Então meus queridos leitores, em qual perfil de compradores vocês se encaixam?

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