Márcio Godoy

Conteúdo especial • Tudo sobre serviços e produtos financeiros, não cair em roubadas, dicas e sugestões, open banking, universo digital, cenários econômicos, suas oportunidades e muito mais, seja bem-vindo!


O que vai mudar na sua vida com a nova lei do câmbio e com o dólar

Veja dicas para exportadores e importadores, quem recebe pagamentos em dólar de empresas e aplicativos, viagens, prestadores de serviços e outros

No dia 8 de dezembro de 2021 às 19h19, em Brasília, nasceu depois de quase 100 anos uma nova maneira de olhar para o mercado de câmbio, importação, exportação, investimentos, pagamentos de salários e serviços e muito mais.

Estamos falando da aprovação do novo marco cambial no Senado Federal: o projeto de lei – PL 5.387/2019, que trouxe muitas mudanças para melhor.

Marco cambial abre espaço para empresas brasileiras do ramo financeiro investirem no exterior – Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil/NDMarco cambial abre espaço para empresas brasileiras do ramo financeiro investirem no exterior – Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil/ND

Entre outros pontos, a proposta abre espaço para bancos e instituições financeiras brasileiros investirem no exterior recursos captados no país ou no exterior, além de facilitar o uso da moeda brasileira em transações internacionais, viagens e serviços. O texto segue para sanção do Presidente da República, Jair Bolsonaro.

Benefícios do marco legal

Para pagar ou receber recursos internacionais no primeiro momento tanto pessoas físicas quanto jurídicas precisam ter uma conta nacional e internacional, moeda brasileira em real e moeda estrangeira (inicialmente em dólares americanos).

Você que é exportador, importador, quem recebe pagamentos do exterior como salários do Google, Twitch, Facebook (inclusive Gaming) e Appsflyer, realiza viagens, precisa fazer assinaturas de serviços, comprar via web no exterior, entre outros, terá a vida mais ágil, prática e transparente a partir da homologação deste novo marco legal.

No Brasil, o primeiro banco a sair na frente é o Banco BS2, antigo Banco Bonsucesso, família tradicional de Minas Gerais.

O Banco BS2 é uma instituição consolidada com mais de 25 anos de história e oferece Conta  Nacional e Internacional, para pessoas físicas e jurídicas com abertura 100% digital e sem burocracia.

Basta baixar o app do BS2, abrir a conta nacional e ativar a internacional. Com ela é possível enviar e receber pagamentos internacionais, realizar compras e saques com cartão de débito e converter saldo entre contas BS2 com apenas alguns cliques.

Fora essas necessidades e aplicabilidades, ter uma conta em real/dólar também é uma conta de investimentos. Foi-se o tempo de comprar dólares e deixar debaixo do colchão ou algum outro lugar seguro.

Aos poucos todos os mercados vão se modernizando, digitalizando, tudo na palma da sua mão através de aplicativos nos celulares. Viva a modernidade de frente para o futuro!

Márcio Godoy – Personal Banker e membro pela Franq Open Banking.

Loading...