PIX é o sistema de pagamento eletrônico com maior adesão do mundo

Nova forma de transação bancária traz agilidade e praticidade

De cada dez brasileiros, oito tem um celular. O aparelho é o principal meio de acesso a Internet. O Jhonathan Schiochet é advogado e não vive sem o seu aparelho telefônico em mãos. “Hoje a gente usa celular pra tudo, é algo que faz parte do nosso corpo” explica Schiochet.

E é pelo celular que se faz tudo, inclusive pagar contas, transferir dinheiro. Em 2020 uma nova ferramenta foi criada para agilizar os pagamentos eletrônicos. O PIX instituído pelo Banco Central trouxe uma série de benefícios aos clientes de instituições bancárias.

Thayse Santos Conceição, gerente Sicoob Advocacia, conta que as facilidades para os cooperados são diversas. “Ele funciona 24 horas por dia, sete dias na semana, redução de custos, facilidade, agilidade e segurança. Outra vantagem é não precisar mais ter todos os dados completos de quem vai receber o pagamento, pois basta fazer a transação usando a chave cadastrada que é uma identificação do cooperado”, destaca Thayse.

Thayse Santos, gerente Sicoob Advocacia destaca as facilidade da nova forma de transação – Foto: Divulgação/SicoobThayse Santos, gerente Sicoob Advocacia destaca as facilidade da nova forma de transação – Foto: Divulgação/Sicoob

Ao completar um ano o Pix atingiu 872 milhões de transações, movimentando quase 7 bilhões de reais. De novembro de 2020 a setembro deste ano, segundo o banco central, ouso da modalidade cresceu 3.000% no país. Com mais de 300 milhões de chaves cadastradas.

Sistema de Pagamentos Instantâneos – SPI e Documento 1201 – Foto: Divulgação/Banco centralSistema de Pagamentos Instantâneos – SPI e Documento 1201 – Foto: Divulgação/Banco central

A ferramenta que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, pode ser cadastrada a partir de conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré paga. Hoje mais de 730 instituições no país oferecem a modalidade que quando comparada com outros meios de pagamento acelerou significativamente o processo.

PIX funciona 24 horas por dia e todos os dias da semana – Foto: Divulgação/SicoobPIX funciona 24 horas por dia e todos os dias da semana – Foto: Divulgação/Sicoob

“Se comparado com o boleto o pix tem ainda mais vantagens, pois com boleto é preciso imprimir a guia de pagamento, fazer leitura do código de barra e quem vai receber o valor do boleto leva até 48 para receber, Pix é imediato”, destaca Thais.

E se é pelo celular que se faz tudo o Pix também é acessado pela aparelho na palma da mão. O Jonathan, além de advogado administra muita coisa, conta pessoal, profissional.Nessa correria o Pix veio pra dar agilidade aos processos além de reduzir tarifa.

“A gente fazia na empresa o pagamento por faturamento ou boleto. O Pix diminui as taxas e a praticidade de pagamento a qualquer hora do dia facilitou bastante”, conclui Schiochet.

Johnathan Schiochet é advogado e administra todas as contas pelo celular – Foto: Divulgação/SicoobJohnathan Schiochet é advogado e administra todas as contas pelo celular – Foto: Divulgação/Sicoob

Mais de 60% dos brasileiros já utilizam o Pix. Em agosto foi registrado o recorde de transações em um único dia: mais de 40 milhões de transferências em 24 horas, movimentando 24 bilhões de reais. Uma praticidade segura e que deve ser utilizada cada dia mais. Já que a maioria do público é de uma faixa etária jovem. A maioria dos usuários tem entre 20 e 29 anos. E com pouco mais de um ano de existência já ultrapassa 112 milhões de usuários sendo considerado pelo banco central o sistema de pagamentos eletrônicos com adesão mais rápida do mundo.

+

Sicoob Advocacia

Loading...