Startups e varejo: Brasil registra aumento da conexão entre ambos

O acelero pressuposto pela pandemia ocasionou uma maior conectividade entre as startups e o mercado varejista, propondo a eles grandes inovações

Responsável pela maior parte da economia brasileira, o varejo vive poucos momentos inovadores por conta de sua cultura. O comerciante varejista não aceita a transformação e infelizmente por falta de conhecimento, deixa de lado a oportunidade de potencializar o seu comércio.

Com uma ferramenta tecnológica podemos determinar novas realidades para certas funções na empresa e realizações de projetos, otimizando tarefas e realocando a empresa em seu nível de mercado.

Pandemia incentivou mais conectividade entre as startups e o mercado varejista – Foto: Divulgação/Condor ConnectPandemia incentivou mais conectividade entre as startups e o mercado varejista – Foto: Divulgação/Condor Connect

O crescimento do varejo digital representa uma nova era para o seu mercado. Novas formas de se relacionar com seu cliente, de expor seus produtos e de alcançar o público alvo.

Outra relação que cresceu no mercado varejista, foi seu relacionamento com empresas altamente tecnologias e inovadoras. As startups estão imergindo no segmento e fornecendo auxilio para que o varejo desenvolva suas inovações e produtos com base tecnológica ou não.

Esse relacionamento é representado em dados. A pesquisa “Transformação Digital no Varejo Brasileiro”, apontou que os investimentos feitos em startups de varejo chegaram a 87% somente neste ano.

O crescimento impõe que o varejo mude sua filosofia e cultura, transpondo o quanto é enriquecedor aderir os recursos que o digital oferece. 

Mas essa conexão do varejo e as startups não é de hoje

Desde de seu inicio, lá na antiguidade, o varejo sempre se transformou e segue impactando nossa sociedade, unindo povos e alimentando novas conexões. O comércio varejista é sem dúvidas uma das principais atividades mercantis do ser humano.

Seu contato com o meio digital passou a ganhar forças a partir da propagação do e-commerce. A ferramenta foi fundamental para que o comerciante encarasse as dificuldades da pandemia e pode render grandiosos lucros para quem o utilizou.

Ainda assim, a relação com o mundo digital já vem de alguns anos atrás. E desde 2011, o varejo projeta o desenvolvimento de startups no segmento. No ano, eram mapeadas aproximadamente 100 startups que ofereciam soluções inovadoras e tecnológicas para o varejo.

De lá pra cá, houve um crescimento significativo e o Brasil soma mais de 644 startups atendendo as necessidades do varejo.

As retailtechs como são nomeadas essas empresas, procuram desempenhar suas funções visando entregar soluções inovadoras para o varejo.

Aceitar a transformação digital é entregar o melhor para seu varejo

Para alguns empreendedores aceitar o digital é mais complicado do que pensamos. Com a cabeça fechada e pouco conhecimento sobre as generosidades que o digital promove, deixam de lado ferramentas tecnologias importantes, capazes de agregar valores positivos.

É uma união entre o comodismo e o desconhecido que juntos, regressam à realidade do mercado varejista, estando confortável o varejista não aceita a transformação e sem o conhecimento não pode usufruir dos bens da tecnologia.

Logo, aceitar a transformação digital precisa estar na lista de prioridades dos empreendedores do futuro, sem ela, nenhuma empresa sobreviverá e tão pouco lucrará. A transformação digital é sinônimo de otimização, de impulsionamento, não a confunda com investir milhões em tecnologia, o pouco da tecnologia pode ser o suficiente para dar novos nortes para sua empresa.

Para abrir espaço à transformação digital basta o empreendedor se desapegar das práticas antigas, das ações já mastigadas pelo mercado e das saturações que ele murmura.

Encontre uma nova forma de se relacionar com o cliente, de organizar a empresa e de construir um projeto com tecnologia. Encontre soluções aceitando a transformação digital.

Está idealizando sua startup ou quer acelerar seu crescimento, entre em contato com a aceleradora Condor Connect através do e-mail oi@condorconnect.com.br. Aqui seus projetos e ideias são avaliados por especialistas de mercado, e você pode fazer parte do programa de mentoria para sua startup. Não perca a chance de fazer acontecer!

+

Economia Brasileira

Loading...