5 Cuidados com o meio ambiente na atividade industrial

Organização que vem das raízes rurais das famílias cooperadas, tem como princípio o desenvolvimento sustentável

Trabalho de plantio de árvores em uma das unidades – Foto: Divulgação

O cuidado com o meio ambiente é um dos princípios da Aurora Alimentos e vem das raízes rurais das famílias cooperadas, do trabalho desenvolvido nas unidades e comunidades próximas.

Assim, a marca trabalha constantemente na minimização de impactos das atividades, especialmente em gestão ambiental, água, energia, resíduos e uma série de programas no campo e na cidade. Veja como funcionam os cinco pontos.

1 – GESTÃO AMBIENTAL

Ambiente no campo recebe cuidados e preservação – Foto: Divulgação

A Aurora Alimentos trabalha a área ambiental no campo, no desenvolvimento dos produtos e nas atividades industriais. A ideia é conservar o ambiente com menos impactos, monitorando os aspectos ambientais mais significativos e avaliando os riscos e as oportunidades das suas operações.

A gestão ambiental está alinhada aos valores e estratégias da empresa e os investimentos estão voltados para o atendimento legal e o crescimento sustentável da atividade.

2 – ÁGUA

Trabalho de gerenciamento de água, uso e reuso, buscando eficiência nos recursos hídricos. – Foto: Divulgação

A Aurora gerencia a água captada e a qualidade do efluente devolvido ao meio ambiente, além de trabalhar na redução e no reuso de água, buscando aumentar a eficiência do uso dos recursos hídricos e a preservação ambiental.

A cooperativa atua também na gestão dos recursos hídricos regionais, participando dos Comitês de Bacias Hidrográficas e incentiva os produtores cooperados a adotar medidas de redução no consumo da água, proteção de nascentes e destinação adequada de resíduos líquidos da atividade agropecuária.

3 – ENERGIA

A maior fonte de energia utilizada pela cooperativa é a lenha, e para atender a demanda são mantidas áreas de reflorestamento próprias, arrendadas ou adquirido lenha de terceiros.

A segunda maior fonte de energia utilizada é a elétrica, comprada no mercado cativo, mas também obtida através da operação de uma Central Geradora Hidrelétrica (CGH) e da contratação de energia no mercado livre.

A maior parte da energia do mercado livre é proveniente de PCH´s que geram um baixo impacto ambiental. Além disso, não medindo esforços para utilizar energia de fonte renovável, a Aurora vem substituindo parte do uso do gás liquefeito de petróleo (GLP) pelo biogás (metano), gerado a partir da biodigestão dos resíduos orgânicos.

4 – RESÍDUOS

A cooperativa gerencia seus resíduos e busca novas tecnologias e parcerias a fim de garantir o destino adequado e a redução da quantidade de rejeitos encaminhados para aterros.

Os terceiros envolvidos nas operações de transporte e destinação final são auditados periodicamente, e os novos empregados recebem orientação sobre os programas ambientais.

Com o compromisso de aumentar a reciclabilidade das embalagens dos produtos pós-consumo, a empresa participa, desde 2015, da Coalização pela Logística Reversa, que visa melhorar os processos de coleta seletiva e a integração de cooperativas de catadores em todo o território nacional.

5 – PROGRAMAS NO CAMPO E NA CIDADE

A Aurora desenvolve programas e atividades que preconizam a melhoria na qualidade de vida no meio rural, com ganhos na produtividade e sustentabilidade e na melhoria do desempenho ambiental dos seus produtos. Conheça alguns deles:

Programa Propriedade Rural Sustentável Aurora

Desenvolvido pelo departamento Agropecuário, certifica e bonifica produtores que atendem aos critérios de avaliação nos aspectos ambientais e sociais.

Programa Coleta Segura

Programa Coleta Segura para gerenciamento de resíduos – Foto: Divulgação

Realiza a coleta, transporte, tratamento e disposição final de resíduos de serviço de saúde animal e atende todas as cooperativas filiadas.

Redução e otimização no uso de embalagens

Desenvolvido pelo departamento de Pesquisa e Desenvolvimento. Atualmente, a maior parte do material de embalagem utilizado vem de fonte renovável e parte significativa da quantidade de papel/papelão consumida é proveniente da reciclagem.

O símbolo de reciclabilidade está presente em todas as embalagens de produtos Aurora, forma de rotulagem ambiental que auxilia do consumidor final no processo de coleta seletiva.

Saiba mais sobre a Aurora Alimentos e suas iniciativas no site.

+

Destino SC