Moacir Pereira

Notícias, comentários e análises sobre política, economia, arte e cultura de Santa Catarina com o melhor comentarista politico de Santa Catarina. Fundador do Curso de Jornalismo da UFSC. Integrante da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, é autor de 53 livros publicados.


Acats: 49 anos de fundação em SC

Entidade cresceu e aprimorou os serviços do supermercados do Estado

80 mil trabalhadores atuam no setor – Foto: acats80 mil trabalhadores atuam no setor – Foto: acats

Um dos setores comerciais que mais cresceu e se modernizou em Florianópolis e Santa Catarina durante a pandemia foi o de supermercados. Fruto dos investimentos em tecnologia e presença dos proprietários e diretores e eventos nacionais e internacionais. A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) está comemorando hoje 49 anos de fundação. Conta hoje com 1.400 empresas associadas. O setor emprega mais de 80 mil profissionais.

A ACATS foi fundada no dia 17 de fevereiro de 1972 nas dependências da Sociedade Harmonia Lyra, região central de Joinville. Pedro Bencz foi eleito por aclamação como o primeiro presidente.  A preocupação com o crescimento do setor através do aprimoramento da mão de obra das lojas de supermercados, intercâmbio com centros maiores, atuação regionalizada, representação econômica e defesa dos pleitos comuns aos supermercadistas, sempre foram, desde o início, os objetivos da Associação.

Pouco depois de sua fundação, a sede da entidade foi transferida para a Capital, Florianópolis, onde funcionou em instalações próprias no Centro Executivo Joana de Gusmão até o ano de 2002 e depois no Centro Empresarial Florianópolis até 2018. A partir de dezembro de 2018 a Entidade instalou-se em seu novo e atual endereço, no bairro Estreito, na Capital, ocupando o quarto andar do Centro Empresarial ACATS/FACISC.

Atualmente, a ACATS desenvolve seu papel de representante institucional do setor, além de executar um calendário de ações e iniciativas focadas nas necessidades das empresas associadas com sua estrutura totalmente readaptada mediante as restrições impostas pela Pandemia.  O principal evento do calendário de atividades é a Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados (Exposuper), em sua 33ª. edição e que em 2020 por causa da Pandemia teve uma edição on-line.