Ações comemoram aniversário de 161 anos do município durante todo o mês

Feira de mudas, melhorias na educação, estudo ambiental do Rio Tijucas e investimentos na saúde são algumas iniciativas realizadas no período

A Prefeitura de Tijucas preparou, neste ano, durante todo o mês de junho, uma extensa programação de eventos e ações para celebrar o aniversário de 161 anos do município, comemorado no dia 13.

Campanha de incentivo ao plantio de árvores nativas em áreas verdes do município – Foto: PMT/Divulação/NDCampanha de incentivo ao plantio de árvores nativas em áreas verdes do município – Foto: PMT/Divulação/ND

Uma tradição de mais de 20 anos em Tijucas terá nova edição no próximo dia 22, a 25ª Feira de Mudas de Árvores Frutíferas e Ornamentais de Tijucas. O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, tem por objetivo oportunizar a aquisição de mudas pela comunidade a preços acessíveis, direto do produtor.

As atividades serão realizadas das 7h30 às 17h, na sede da Associação dos Agropecuaristas de Tijucas, anexa à Secretaria Municipal de Agricultura. O local estará devidamente organizado para cumprir os protocolos sanitários para a prevenção da Covid-19 e evitar aglomeração de pessoas, tendo um circuito definido de entrada, circulação e saída dos visitantes.
Assim como nos anos anteriores, informa o município, as mudas serão comercializadas pela Mondiniplantas com valores a partir de R$ 10, dependendo da espécie.

Confira outras iniciativas implantadas neste mês de aniversário

Prefeitura contrata empresa especializada para estudo ambiental do Rio Tijucas

No dia 1º, o prefeito Eloi Mariano Rocha assinou o contrato de prestação de serviço com a empresa Globo Engenharia e Serviços Ltda. A empresa será responsável pela realização de um importante estudo ambiental de batimetria, cálculo de volume, modelagem e análise de material que será coletado do Rio Tijucas. A análise será feita para posterior elaboração do Estudo Ambiental Simplificado (EAS) que dará as informações necessárias para possível dragagem do Rio Tijucas, melhorando assim, o acesso ao canal da boca da barra.

Aprovado pré-projeto de pavimentação asfáltica da Avenida Hercílio Luz

O prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha, e o vice-prefeito, Sérgio Fernandes Cardoso, receberam, no dia 2 deste mês, o pré-projeto de pavimentação asfáltica da avenida Hercílio Luz, no Centro de Tijucas. Pelo projeto, a avenida contará com canteiro central, espaço para caminhada e ciclovia, além de manutenção das rotatórias já existentes e criação de mais uma na parte inicial da avenida, nas proximidades da rua Alvina Simas Reis.

Centro de Educação Maria Helena Machado receberá melhorias

No último dia 7, o prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha, e a secretária de Educação de Tijucas, Deise Juliana Silveira, assinaram a ordem de serviço que autoriza as obras de reforma da quadra esportiva e do refeitório do Centro de Educação Infantil Maria Helena Machado. A empresa licitada foi a Claraiza Ltda, que terá o prazo de 30 dias para execução da obra.

Lançado programa de castração social de animais domésticos na cidade – Foto: PMT/Divulgação/NDLançado programa de castração social de animais domésticos na cidade – Foto: PMT/Divulgação/ND

Começa a castração social de animais em Tijucas

Na última sexta-feira (11) foi lançado o programa de castração social de animais domésticos em Tijucas. Agora, pessoas de baixa renda que não têm condições de castrar seus animais de estimação podem realizar cadastro para conseguir a castração social, totalmente gratuita, realizada em clínicas veterinárias credenciadas pelo município de Tijucas.

Outras iniciativas

Além destas ações, a Rede do Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) na Itinga será ampliada para dar mais pressão à àgua distribuída à cidade. Foi ainda sancionada, em junho, a lei que institui Semana do Pescador em Tijucas.

Com objetivo de aquecer a economia local, Prefeitura de Tijucas pagou, na última sexta-feira (11), a primeira parcela do 13º salário, respeitando um compromisso anual com os servidores públicos do município.

A administração municipal também revitaliza os parques infantis do todos os dez CEIs (Centros de Educação Infantil do município), assim como das duas unidades de pré-escolar. A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente de Tijucas realiza uma campanha de incentivo ao plantio de árvores nativas em áreas verdes do município.

Trator adquirido pelo município será usado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente – Foto: PMT/Divulgação/NDTrator adquirido pelo município será usado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente – Foto: PMT/Divulgação/ND

Dengue está sob controle em Tijucas graças ao trabalho conjunto entre município e comunidade

Um conjunto de ações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Tijucas, em parceria com a comunidade, tem trazido resultados positivos no trabalho de combate à dengue na cidade.

Além da vistoria constante das equipes de endemias, a prefeitura realizou limpeza de bocas de lobo e sanitizou vários pontos da cidade.

Do início do ano até o último dia 11, segundo dados do município, foram registrados 112 focos do mosquito Aedes Aegypti e cinco casos da doença, nenhum ativo. Destes, três foram importados e dois autóctones.

O secretário de saúde de Tijucas, Vilson José Porcíncula, enfatiza que a colaboração dos moradores tem sido fundamental para o resultado.
“Se compararmos os dados de hoje com o mesmo período do ano passado, vemos que Tijucas está, neste momento, em uma situação bastante controlada, porém, os cuidados ainda precisam ser mantidos. O período mais crítico já passou, mas precisamos continuar contando com a colaboração de todos para evitar o surgimento de focos e, consequentemente, do mosquito Aedes Aegypti”, diz o secretário.

Ainda de acordo com o secretário, o trabalho de limpeza e manutenção das bocas de lobo, realizado em parceria com a Secretaria de Obras e o Samae, também tem sido essencial neste controle. A ação foi desenvolvida no ano passado quando Tijucas teve um surto de dengue, chegando a 268 casos confirmados, porém, felizmente, sem nenhum óbito registrado.

Oficializado repasse de recursos do município ao Hospital São José de Tijucas

No dia 10, o prefeito de Tijucas assinou ainda o termo de convênio de cooperação financeira 001/2021, que permite ao município repassar o valor de R$ 300 mil à Associação Congregação de Santa Catarina, entidade administradora do Hospital São José de Tijucas.

A cooperação financeira tem por objetivo garantir o funcionamento e a manutenção dos serviços de urgência e emergência 24 horas da unidade relativos aos casos de COVID-19. Com estes recursos, o hospital poderá ampliar a equipe de médicos e enfermeiros, aumentar a quantidade de equipamentos de proteção individual, fornecer exames para diagnósticos e avaliação de condição clínica dos pacientes de emergência, assim como adquirir medicamentos e materiais para aferição de condição cardiorrespiratória dos pacientes.

+

Aniversário de Tijucas

Loading...