Alto Vale abriu mais de 3 mil postos de trabalho entre janeiro e fevereiro

Os municípios da região que mais geraram empregos, segundo o Caged, foram Rio do Sul, Ituporanga, Ibirama e Presidente Getúlio

A divulgação mais recente do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) revelou que, no primeiro bimestre de 2022, os 28 municípios do Alto Vale do Itajaí geraram 3.221 empregos. O destaque ficou com a capital da região, que gerou 970 empregos.

O número evidencia Rio do Sul na posição de quarta cidade com menos de 100 mil habitantes que mais gerou empregos no estado e na 12ª colocação em Santa Catarina. No Brasil, o município está na 122ª colocação.

Rio do Sul tem mais de 27 mil pessoas trabalhando com carteira assinada – Foto: Agencia Brasil/EBC/NDRio do Sul tem mais de 27 mil pessoas trabalhando com carteira assinada – Foto: Agencia Brasil/EBC/ND

Entre os municípios do Alto Vale, Ituporanga abriu 330 contratações a mais do que demissões, enquanto Ibirama também teve um saldo positivo de 324 novos empregos com carteira assinada. Os números são relacionados ao acumulado de janeiro e fevereiro. O outro destaque ficou com Presidente Getúlio, um município com pouco mais de 17 mil habitantes, que gerou 284 novas contratações.

Três municípios da região fecharam os meses com saldo negativo entre contratações e demissões; Atalanta, com – 2, Chapadão do Lajeado, -15, e Petrolândia que teve um resultado negativo de – 7 vagas.

Rio do Sul tem mais de 27 mil trabalhando com carteira assinada

Os setores que mais promoveram novos contratos em Rio do Sul foram a indústria (528), serviços (344) e a construção civil (85). O município tem hoje 27.329 pessoas trabalhando com carteira assinada. O prefeito José Thomé comemora o resultado e ressalta as políticas públicas que contribuem para o saldo positivo.

“Se considerarmos a proporção do número de habitantes, fomos a sexta cidade que mais gerou empregos no estado. Isso mostra a força dos nossos empreendedores, que tem o apoio do poder público, com políticas de desburocratização da legislação para abertura de novos negócios”, comemora, citando a casa do empreendedor que, segundo ele, foi a que mais gerou atendimento em todo o estado.

Em Presidente Getúlio, indústria liderou o setor de contratações

Durante janeiro e fevereiro, Presidente Getúlio teve 1.035 contratações, com saldo positivo de 284. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mauri Marcos Weinrich, só o setor da indústria contratou 245 trabalhadores com carteira assinada.

“Temos um turismo forte, oferecendo escola de costura para as pessoas que estão chegando e oportunidade de trabalho. Além disso, estamos constantemente oferecendo melhoria para as estradas e levando asfalto até o interior. Nosso lema é sempre estimular o surgimento de novas empresas em todos os setores”, comenta o secretário.

O município deve assinar nos próximos dias um contrato com o Sebrae para incentivar novas oportunidades, segundo o secretário. Além disso, com a notícia de que a Pamplona Alimentos vai ampliar o quadro de funcionários nos próximos dias, a expectativa é que os números fiquem ainda melhores no próximo bimestre. Atualmente o município tem 7.473 empregados com carteira assinada.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Economia SC

Loading...