Sabrina Aguiar

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Associação empresarial de Jaraguá do Sul critica falta de investimentos na BR-280

Mais investimentos na BR-280 incentivariam ainda mais o crescimento de Jaraguá do Sul

A novela sem fim tem capítulos cada vez mais lentos. A duplicação da BR-280 segue dando dor de cabeça para grande parte das cidades do Norte de Santa Catarina. Em Jaraguá do Sul não é diferente.

“A falta de retorno em termos de infraestrutura tem causado um estrangulamento para que a região continue se desenvolvendo”, crava Luis Hufenüssler Leigue, presidente da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (ACIJS) e do Centro Empresarial do município.

BR-280 também receberá recursos estaduais – Foto: Divulgação/NDBR-280 também receberá recursos estaduais – Foto: Divulgação/ND

De acordo com o empresário, há uma freada no crescimento da região, tanto pela perda de novos negócios que poderiam estar se instalando nos municípios ao redor da rodovia, quanto pela saída de empresas que, por conta dos gargalos de logística, migram para outros centros.

Na avaliação da entidade é uma situação que traz perda de empregos locais, além da queda de receita para o estado.

No entanto, o empresariado está otimista com os próximos passos da obra. “Se considerarmos a priorização de trechos onde a obra está mais adiantada haveria um ganho significativo, como é o caso do lote entre a BR-101 e Guaramirim, que vem avançando muito bem e deve estar concluída em um ano, de acordo com o cronograma do Governo do Estado”, completa Luis Hufenüssler Leigue.

Histórico e futuro das obras na BR-280

A duplicação da rodovia iniciou em 2014, mas foi prometida há 13 anos pelo governo federal. O corte de repasses é um dos principais motivos para o atraso.

Em setembro, o Governo do Estado assinou o Acordo de Cooperação Técnica com o Governo Federal para investir R$ 465 milhões nas rodovias federais de Santa Catarina. Enquanto R$ 300 milhões são para a duplicação da BR-470, os R$ 50 milhões para a BR-280 representam muito pouco para a obra que possui anos de espera e muita necessidade.

Com isso, a promessa se arrasta e continua impactando na economia e no turismo. Durante a temporada, por exemplo, a via se torna intransitável devido ao aumento na circulação dos veículos.

*Mikael Melo cobre interinamente a coluna de Sabrina Aguiar

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