Moacir Pereira

moacir.pereira@ndmais.com.br Notícias, comentários e análises sobre política, economia, arte e cultura de Santa Catarina com o melhor comentarista politico de Santa Catarina. Fundador do Curso de Jornalismo da UFSC. Integrante da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, é autor de 53 livros publicados.


Celesc: a privatização em debate

Ceo da EDP, João Marques Cruz, defendeu publicamente a privatização da estatal

A tese de privatização da Celesc para atender as urgentes necessidades do setor produtivo catarinense voltou a ser debatida no fim de semana, repercutindo fora e dentro da estatal.
Antes do lançamento da campanha “BR-101: SC não pode parar”, na sede da Fiesc, o presidente da EDP do Brasil, João Marques da Cruz, fez uma exposição sobre o sistema de geração e distribuição de energia elétrica no Brasil e em Santa Catarina.

Presidente da EDP promete investimentos maciços em SC – Foto: DivulgaçãoPresidente da EDP promete investimentos maciços em SC – Foto: Divulgação
Disse que a crise hídrica no Brasil é muito maior do que no resto do mundo e enfatizou a necessidade de novos investimentos para assegurar o desenvolvimento.
A EDP é acionista da Celesc Distribuição, com 33% das ações ordinárias, contra 51,08% do governo estadual. Mas na composição mista detém 29% das ações ordinárias e preferenciais, contra 20% do Estado.
Marques da Cruz falou sobre os benefícios da privatização, destacou que sua empresa detém 20 bilhões de euros na bolsa e que está pronta para investir em Santa Catarina, com compromissos firmados. E defendeu claramente a privatização da Celesc, alegando que a estatal não dispõe neste momento de recursos para os investimentos emergentes para melhorar a qualidade dos serviços de energia elétrica.
A EDP já está presente hoje em São Paulo e no Espírito Santo com serviços de distribuição de energia, tendo investido o dobro do que foi aplicado efetivamente nos últimos cinco anos.
O CEO da EDP visitou o Senai e falou na Fiesc em companhia do vice-presidente de Geração e Transmissão, Luiz Otávio Henriques e do Diretor da EDP Transmissão Aliança, Ênio Andrade Branco.
O conselheiro Leandro Nunes da Silva divulgou vídeo entre os empregados, cobrando uma posição do governador Moisés sobre os planos da EDP para Santa Catarina com a privatização da Celesc.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...