Com restrições, acesso aos portos de Itajaí e Navegantes é aberto

Tempestade tropical Potira bloqueou o acesso desde quarta-feira (21). Neste sábado (24), algumas embarcações foram liberadas

Depois de 4 dias parados por conta de um bloqueio no canal de acesso, os portos de Itajaí e Navegantes foram finalmente reabertos na manhã deste sábado (24).

De acordo com o ofício emitido pela delegacia da capitania dos portos, foi declarada a praticabilidade total da barra do porto de Itajaí a partir das 7h30 deste sábado.

Canal de acesso aos Portos de Itajaí e Navegantes foram liberados na manhã deste sábado – Foto: Divulgação/NDCanal de acesso aos Portos de Itajaí e Navegantes foram liberados na manhã deste sábado – Foto: Divulgação/ND

Porém devido a altura das ondas, que chegam a aproximadamente 1,90m, fica a critério do prático a avaliação para embarque e desembarque de navios menores que 200 metros.

Durante a semana, a tempestade tropical Potira refletiu negativamente na economia catarinense, causando o fechamento do canal de acesso dos Portos, devido à agitação do mar e as ondas grandes.

Segundo o diretor geral de Operações Logísticas do Porto de Itajaí, Heder Cassiano Moritz, dois navios aguardavam para poder sair do porto. Eles estavam carregados com frango e carne de porco congeladas. Um deles tem como destino a Angola, país africano, e o outro deve ir para o Oriente Médio.

Com o acesso liberado, embarcações com contêineres devem atracar, trazendo cargas congeladas, alimentos em geral, produtos químicos, derivados de madeira ou papel, mecânicos e eletrônicos.

Segundo Moritz, os navios parados podem ter prejuízos que giram em torno de 30 a 100 mil dólares por dia, dependendo do porte da embarcação e do tipo de carga.

Para os exportadores e importadores, os atrasos interferem na movimentação de cargas e podem refletir em prejuízos. Já para o complexo portuário, isso atrapalha planejamentos e, consequentemente, o faturamento, tanto dos terminais privados quanto públicos.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Economia SC

Loading...