Comércio de Chapecó supera expectativas de vendas na Semana Brasil

Empresas estão se reinventando e buscando novas soluções durante a pandemia

Os primeiros dias da campanha Semana Brasil em Chapecó já mostram resultados. Diante das incertezas do mercado provocadas pela pandemia, as empresas estão se reinventando e buscando novas soluções de vendas para se manter em atividade.

A empresária Vera De Marco Mascarello avalia positivamente a ação. “É o segundo ano que a Semana Brasil acontece no Brasil e o primeiro ano em Chapecó. Parabenizo as entidades pela adesão, pois tem gerado resultados excelentes. Estamos com 30% de desconto em toda a loja e o cliente paga da maneira que quiser, com quantas parcelas preferir”, expõe a empreendedora. Nos quatro primeiros dias da campanha, a loja vendeu 84% a mais, comparando com quatro dias do ano passado.

Vera De Marco comemora resultado das vendas. – Foto: MB Comunicação/ND

De acordo com Vera, a Semana Brasil é uma oportunidade para as empresas comercializarem mais e girarem o estoque. Para os consumidores é um momento de adquirir produtos com valores e pagamentos diferenciados. “Começamos a divulgação no dia 31 de agosto, uns dias antes do início da campanha, e a expectativa é continuarmos crescendo nas vendas até o dia 13”.

A Semana Brasil é um programa nacional que as entidades de Chapecó abraçaram para aquecer a economia e contribuir com as empresas nesse momento desafiador. As lojas que participam da iniciativa estão identificadas com cartazes da campanha. Cada estabelecimento oferece descontos em produtos e serviços de acordo com suas políticas de vendas. A iniciativa busca unir o comércio num movimento de incentivo para criar uma nova realidade e celebrar a retomada responsável da economia e dos empregos.Ve

Para Vera, é necessário que cada um faça a sua parte. “Não podemos esperar só o governo ou as entidades, precisamos cobrar, mas temos que fazer a nossa parte. O exemplo está nesses dias de campanha. Em setembro passado atingimos nossa meta, mas neste ano, com a participação na campanha, estamos com as vendas muito boas. As vendedoras, que recebem por comissão, ganham mais, a loja também e, assim, a economia vai girando”, conclui a empresária.

O empresário, Edson Piana, também sente a melhora nas vendas, impulsionada pela campanha e pelas novidades do período. A loja de confecções e calçados está com promoções que abrangem descontos na compra e facilidades no pagamento.

“Este período de pré-primavera, com a chegada de temperaturas mais amenas, atrai clientes. As promoções da Semana Brasil e as atrações da nova estação levam mais consumidores às lojas. São estímulos importantes para o setor superar as dificuldades ocasionadas pela pandemia”, observa Piana ao destacar que um dos desafios é o estoque de mercadorias.

“As indústrias estão com falta de matéria-prima, devido à redução nas importações provocada pela crise sanitária. Isso nos preocupa um pouco, porque pode faltar produtos”.

Promoções são atrativos para consumidores. – Foto: MB Comunicação/ND

Apesar do desafio, o empresário mantém o planejamento e o otimismo para fechar bem o ano. “Nos adaptamos e nos reinventamos no mercado. Agora, começamos a sentir sinais de melhora. Campanhas como esta são fundamentais para alcançarmos os resultados”.

Promovida pela ACIC (Associação Comercial e Industrial de Chapecó), CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), SICOM (Sindicato do Comércio da Região de Chapecó), Sihrbasc (Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Chapecó) e Chapecó Convention e Visitors Bureau, a ação segue até a próxima segunda-feira (13)  com objetivo de estimular as vendas em todos os setores.

Conheça a campanha

Os presidentes da CDL, Clóvis Afonso Spohr, da ACIC, Nelson Eiji Akimoto, do SICOM, Ricardo Urbancic, do Sihrbasc, Gustavo Giacomazzi Gisi, e do Convention Bureau, Branca Rubas, reforçam a importância de apoiar o comércio local e fortalecer a economia do município, seja com compras on-line ou de forma presencial. Eles sugerem aos lojistas que invistam em promoções para estimular as vendas e aos consumidores para que não deixem de prestigiar o comércio chapecoense que está com ofertas especiais no período.

Para o atendimento ao público, as empresas estão seguindo as normas preventivas ao coronavírus. Os dirigentes reforçam a necessidade de tanto os estabelecimentos quanto os clientes cumprirem as determinações dos órgãos de saúde para evitar a expansão da covid-19. Entre as especificações fundamentais estão a obrigatoriedade do uso de máscara, a utilização de álcool 70% e o distanciamento mínimo de 1,5 metro.

+

Economia SC