Como driblar a pandemia e manter um crescimento constante e sustentável nos negócios?
Conheça o Empretec e outras consultorias do Sebrae/SC, que impulsionaram o crescimento da Olipress, empresa do Vale do Itajaí, a um incremento de até 15% no desempenho neste ano

O ano de 2020 pegou a todos de surpresa e termina como um período atípico e de grandes desafios para a maioria das empresas do Brasil e do mundo. Dados do Sebrae mostram que a pandemia de coronavírus mudou o funcionamento de pelo menos 5,3 milhões de pequenos negócios no país, o que equivale a 31% do total. Ainda, pelo menos 10,1 milhões de empresas, ou 58,9%, interromperam as atividades temporariamente.
Outras, no entanto, conseguiram driblar as adversidades e hoje comemoram resultados surpreendentes. Este é o caso da Olipress, que atua no Vale do Itajaí com outsourcing de impressão. Segundo o empresário Aguinaldo Oliveira, o empreendimento teve crescimento entre 10 e 15% neste ano, em relação a 2019. De acordo com o empreendedor, o suporte do Sebrae foi fundamental para o desempenho.
Separamos materiais exclusivos, que você pode ter acesso de graça através do formulário abaixo!

Oliveira conta que profissionais especializados do Sebrae/SC estiveram sempre presentes e deram suporte em cada etapa de crescimento da Olipress. A empresa já contratou consultorias em todas as áreas, desde marketing e vendas, gestão de processos, de pessoas, até na área financeira. Quando um setor apresenta algum desafio, uma nova consultoria é feita, para ajustar logo a dificuldade. “Como nós tivemos a gestão financeira no ano passado, esse setor da empresa, em 23 anos, nunca esteve tão bom. O Sebrae faz toda a diferença para a gestão do negócio”, destaca ele.
Parceria há mais de 20 anos
Na parede do escritório, Oliveira exibe com orgulho alguns dos certificados de cursos, seminários e consultorias do Sebrae das quais participou ao longo de mais de vinte anos, e que o ajudaram a chegar até aqui, com uma empresa sólida e em pleno crescimento.
O empresário explica que a parceria com o Sebrae começou em 1998, logo após ele abrir o seu primeiro negócio, a Cia da Mensagem, um serviço de telemensagem. Como não tinha experiência como empreendedor, ele buscou o auxílio do Sebrae/SC.
O primeiro curso foi uma Capacitação de Novos Empreendedores e trouxe resultados rápido, explica Oliveira. O negócio, que funcionava no quarto dele, na casa dos pais, logo começou a crescer e ganhou sede própria.
O desempenho animou o empresário, que logo buscou a próxima capacitação e se inscreveu no Empretec, um treinamento que, para ele, foi a grande chave da virada. “No seminário, o empreendedor é desafiado, isso faz com que o empresário tenha um desenvolvimento em todas as áreas, em todas as características de empreendedor. O Empretec, eu digo a todos os empresários e futuros empreendedores, é um divisor de águas. Após esse seminário, a gente teve um crescimento de 500% nos anos seguintes, foi fantástico. Abriu nossas mentes em relação ao empreendedorismo”, afirma.
Ampliação do negócio
O impulso trouxe um crescimento para a empresa que se mantém até hoje e os planos são de expansão. Aguinaldo Oliveira antecipa que vai ampliar em cinco vezes a estrutura da Olipress, está abrindo um serviço de e-commerce e diversificando os negócios. Tudo, destaca ele, sempre com orientação de profissionais especializados.
“Quando a gente tem isso e uma ferramenta como o Sebrae, chega ao sucesso, deixa de cometer alguns erros, encurta o caminho para essas conquistas. Estamos obtendo isso com a parceria e apoio do Sebrae/SC. Eu devo todo o sucesso da minha empresa obviamente aos colaboradores, clientes fornecedores, mas também a uma parceria que vem fazendo toda a diferença nas nossas vidas, com o Sebrae”, conclui o empresário
Como funciona o Empretec
A pré-inscrição pode ser realizada diretamente nosso site http://sebrae.sc/empretec. Após o preenchimento das informações, nossos Analista de Negócios farão um contato para explicar os maiores detalhes e agendar a entrevista na qual são feitas perguntas relacionadas ao cotidiano do candidato, com o objetivo de identificar se é o momento ideal para a participação já que é um seminário transformador e mexe intrinsecamente com o comportamento do empreendedor. Após a entrevista, o candidato será informado pelo entrevistador se está apto ou não a participar do seminário, e pode então, se matricular para o Empretec, mediante o pagamento da taxa.