Como driblar a pandemia e manter um crescimento constante e sustentável nos negócios?

Conheça o Empretec e outras consultorias do Sebrae/SC, que impulsionaram o crescimento da Olipress, empresa do Vale do Itajaí, a um incremento de até 15% no desempenho neste ano

Como driblar a pandemia e manter um crescimento constante e sustentável nos negócios? – Foto: Divulgação/ND.Como driblar a pandemia e manter um crescimento constante e sustentável nos negócios? – Foto: Divulgação/ND.

O ano de 2020 pegou a todos de surpresa e termina como um período atípico e de grandes desafios para a maioria das empresas do Brasil e do mundo. Dados do Sebrae mostram que a pandemia de coronavírus mudou o funcionamento de pelo menos 5,3 milhões de pequenos negócios no país, o que equivale a 31% do total.  Ainda, pelo menos 10,1 milhões de empresas, ou 58,9%, interromperam as atividades temporariamente.

Outras, no entanto, conseguiram driblar as adversidades e hoje comemoram resultados surpreendentes. Este é o caso da Olipress, que atua no Vale do Itajaí com outsourcing de impressão. Segundo o empresário Aguinaldo Oliveira, o empreendimento teve crescimento entre 10 e 15% neste ano, em relação a 2019. De acordo com o empreendedor, o suporte do Sebrae foi fundamental para o desempenho.

Separamos materiais exclusivos, que você pode ter acesso de graça através do formulário abaixo!

Separamos materiais exclusivos, que você pode ter acesso de graça através do formulário abaixo!




    Oliveira conta que profissionais especializados do Sebrae/SC estiveram sempre presentes e deram suporte em cada etapa de crescimento da Olipress. A empresa já contratou consultorias em todas as áreas, desde marketing e vendas, gestão de processos, de pessoas, até na área financeira. Quando um setor apresenta algum desafio, uma nova consultoria é feita, para ajustar logo a dificuldade.  “Como nós tivemos a gestão financeira no ano passado, esse setor da empresa, em 23 anos, nunca esteve tão bom. O Sebrae faz toda a diferença para a gestão do negócio”, destaca ele.

    Parceria há mais de 20 anos

    Na parede do escritório, Oliveira exibe com orgulho alguns dos certificados de cursos, seminários e consultorias do Sebrae das quais participou ao longo de mais de vinte anos, e que o ajudaram a chegar até aqui, com uma empresa sólida e em pleno crescimento.

    O empresário explica que a parceria com o Sebrae começou em 1998, logo após ele abrir o seu primeiro negócio, a Cia da Mensagem, um serviço de telemensagem. Como não tinha experiência como empreendedor, ele buscou o auxílio do Sebrae/SC.

    O primeiro curso foi uma Capacitação de Novos Empreendedores e trouxe resultados rápido, explica Oliveira. O negócio, que funcionava no quarto dele, na casa dos pais, logo começou a crescer e ganhou sede própria.

    O desempenho animou o empresário, que logo buscou a próxima capacitação e se inscreveu no Empretec, um treinamento que, para ele, foi a grande chave da virada. “No seminário, o empreendedor é desafiado, isso faz com que o empresário tenha um desenvolvimento em todas as áreas, em todas as características de empreendedor. O Empretec, eu digo a todos os empresários e futuros empreendedores, é um divisor de águas. Após esse seminário, a gente teve um crescimento de 500% nos anos seguintes, foi fantástico. Abriu nossas mentes em relação ao empreendedorismo”, afirma.

    Ampliação do negócio

    O impulso trouxe um crescimento para a empresa que se mantém até hoje e os planos são de expansão. Aguinaldo Oliveira antecipa que vai ampliar em cinco vezes a estrutura da Olipress, está abrindo um serviço de e-commerce e diversificando os negócios. Tudo, destaca ele, sempre com orientação de profissionais especializados.

    “Quando a gente tem isso e uma ferramenta como o Sebrae, chega ao sucesso, deixa de cometer alguns erros, encurta o caminho para essas conquistas. Estamos obtendo isso com a parceria e apoio do Sebrae/SC. Eu devo todo o sucesso da minha empresa obviamente aos colaboradores, clientes fornecedores, mas também a uma parceria que vem fazendo toda a diferença nas nossas vidas, com o Sebrae”, conclui o empresário

    Como funciona o Empretec

    A pré-inscrição pode ser realizada diretamente nosso site http://sebrae.sc/empretec. Após o preenchimento das informações, nossos Analista de Negócios farão um contato para explicar os maiores detalhes e agendar a entrevista na qual são feitas perguntas relacionadas ao cotidiano do candidato, com o objetivo de identificar se é o momento ideal para a participação já que é um seminário transformador e mexe intrinsecamente com o comportamento do empreendedor. Após a entrevista, o candidato será informado pelo entrevistador se está apto ou não a participar do seminário, e pode então, se matricular para o Empretec, mediante o pagamento da taxa.

    Acesse e receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp do ND+

    Entre no grupo

    +

    Sebrae + Gestão